Áudio com falas racistas leva ao desligamento de Ana Paula Minerato da Gaviões da Fiel
A modelo e musa da escola de samba Gaviões da Fiel, Ana Paula Minerato, foi afastada de todas as atividades da agremiação nesta segunda-feira (25) após a divulgação de um áudio polêmico nas redes sociais. Na gravação, atribuída a Minerato, ela supostamente faz comentários racistas, chamando a cantora negra Ananda, da banda Melanina Carioca, de “neguinha” e afirmando que ela tem “cabelo duro”. Ana Paula Minerato também foi desligada da TV Band. No áudio, Minerato teria dito:
“Empregada do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro? Não sabia que você gostava de mina com cabelo duro. Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Porque isso aí é neguinha, né. Alguém ali o pai ou a mãe veio da África.”
Rapaz, que nojo! Vazou áudio da Ana Paula Minerato, ex-participante de A Fazenda e musa da Gaviões da Fiel, fazendo comentários racistas. Não conheço essa pessoa, mas merece ser exposta.
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) November 25, 2024
A reação foi imediata. A cantora Ananda rebateu as declarações em seu Instagram, onde criticou as falas ofensivas:
“Estava de boa aqui na praia, curtindo a minha, quando me deparo com esse absurdo de uma pessoa que, com todo respeito, se acha tão bonita para desmerecer a beleza de outras pessoas?”
A assessoria da cantora informou que já está tomando as medidas cabíveis. Até o momento, Minerato não se pronunciou oficialmente sobre o caso, e sua defesa não foi localizada pela reportagem.
Minerato, que desfilou pela Gaviões em 2022, foi destaque no samba-enredo “Basta”, que abordava a desigualdade social e a escravidão no Brasil. Na ocasião, a modelo usou um figurino com o título do enredo estampado, em defesa da luta contra a opressão.
Gaviões da Fiel emite nota oficial
A Gaviões da Fiel, por meio de sua diretoria e da Comissão de Carnaval, anunciou o desligamento de Ana Paula Minerato:
“A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista. Reforçamos que o combate ao racismo é uma luta permanente dos Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória.”
A escola reafirmou seu compromisso com respeito, inclusão e justiça, valores fundamentais de sua trajetória.
Band
A Bandrepudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa.