Banheiro do Shopping Conjunto Nacional vira ponto de ‘pegação’ da comunidade gay

Banheiro do Shopping Conjunto Nacional vira ponto de 'pegação' da comunidade gay
Foto: S&DS

Por Ivan Rocha portal S&DS

Não é de hoje que os banheiros masculinos do Shopping Conjunto Nacional, no centro de Brasília, são utilizados pela comunidade gay para encontros casuais (“pegação”) em horários específicos, mas também em momentos de menor fluxo de pessoas.

Os frequentadores desse banheiro, que fica nos fundos do shopping de frente para o Setor Hoteleiro Norte, preferem horários como o almoço e após as 18h para encontros rápidos.

O portal S&DS conseguiu ontem (29) conversar com dois frequentadores assíduos desse banheiro.

Identificado como Cristofe, de 39 anos, ele inicialmente pensou que nossa equipe estivesse ali para um encontro casual. Ele relatou que frequenta os banheiros do shopping desde que ficavam mais ao interior do prédio, no 1º piso, próximo ao Starbucks.

Banheiro do Shopping Conjunto Nacional vira ponto de 'pegação' da comunidade gay
Foto: S&DS

“É muito casual. Quem está no banheiro nesses horários geralmente fica no mictório, dando sinais até alguém se interessar, e então seguem juntos para uma das cabines”, explicou Cristofe.

Observamos que os seguranças do Conjunto Nacional fazem rondas dentro do banheiro, mas não podem intervir em situações de portas fechadas, respeitando a privacidade dos usuários.

Mais tarde, às 18h25, a equipe do S&DS conversou com outro frequentador, que se apresentou como Marquinhos Dourados, de 36 anos, empresário do setor atacadista.

Dentro do banheiro, Marquinhos nos convidou para um encontro:

  • “Então, vamos nessa?”

Perguntamos, com o intuito de conhecê-lo melhor:

  • Há quanto tempo você frequenta esse lugar?

Marquinhos respondeu:

  • “Você é novo por aqui?”

Confirmamos, respondendo que sim, de certo modo.

Marquinhos tranquilizou:

  • “Não se preocupe, sou discreto.”

Sugerimos marcar em outro lugar, e ele concordou:

  • “Claro, será um prazer! Me liga.”

O portal S&DS também apurou, junto a funcionários da limpeza, que há muito tempo é de conhecimento do Shopping Conjunto Nacional que o banheiro é utilizado pela comunidade LGBTQIA+ para encontros.