Início Destaques “Fada do Bumbum” é investigada por atuar ilegalmente como enfermeira em procedimentos...

“Fada do Bumbum” é investigada por atuar ilegalmente como enfermeira em procedimentos estéticos

"Fada do Bumbum" é investigada por atuar ilegalmente como enfermeira em procedimentos estéticos

Rosana Calldas evitou ser presa em flagrante pela Polícia Civil ao se atrasar e ser informada previamente sobre a operação.

Ivan Rocha @ivanrocha

A técnica de enfermagem Rosana Calldas, popularmente conhecida como “Fada do Bumbum” nas redes sociais, teve seu consultório interditado pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Distrito Federal (Divisa-DF) após uma fiscalização realizada nesta segunda-feira (21/10). Ela também foi suspensa pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF) por se passar por enfermeira esteticista, sem a devida qualificação, para realizar procedimentos de harmonização glútea.

Rosana, que acumula mais de 140 mil seguidores no Instagram, promovia um método batizado por ela de “BBB: Bumbum de Bilhões“, usando substâncias como ácido hialurônico e plasma gel para aumentar e modelar glúteos. Apesar de ser registrada como técnica de enfermagem no Coren-DF, ela utilizava um carimbo de enfermeira esteticista, sem ter a especialização ou permissão para tal.

A clínica de Rosana, localizada no Setor de Múltiplas Atividades Sul (SMAS), no Guará, foi alvo de denúncias que levaram à investigação. Durante a inspeção, além de irregularidades quanto à habilitação da profissional, produtos utilizados nos procedimentos foram apreendidos para análise. Há suspeitas de que materiais não regulamentados estavam sendo aplicados nos pacientes.

O Coren-DF confirmou que Rosana Calldas se apresentava falsamente como “enfermeira esteta, cosmetóloga e estudante de biomedicina” em suas redes sociais e cursos. Ela oferecia serviços e treinamentos de harmonização facial e glútea sem a competência técnica necessária. “Por não ser enfermeira e não possuir a especialização exigida, ela foi afastada das atividades”, informou o conselho.

Após a fiscalização, Rosana desativou seus perfis no Instagram, onde divulgava vídeos e imagens dos atendimentos e promovia seus cursos. Em uma postagem recente, ela havia comemorado o alcance de 230 mil visualizações em um de seus vídeos, referindo-se ao sucesso de seu trabalho: “Esquece que a mamãe tá estourada. Somente gratidão”.

Em nota publicada no status do WhatsApp da clínica, a equipe de Rosana informou que os perfis foram desativados “por motivos de denúncia referente aos procedimentos”, e que “as medidas cabíveis estão sendo tomadas pela equipe jurídica”, garantindo que os atendimentos seguirão normalmente.

A advogada de Rosana, Kátia Danúbia dos Santos Benitez, declarou que sua cliente está disposta a colaborar com as investigações. “Os fatos serão devidamente esclarecidos no processo judicial, onde apresentaremos todos os elementos probatórios necessários. Ressalta-se que a cliente goza da presunção de inocência e está colaborando com as autoridades para elucidar os fatos e comprovar sua boa fé”, afirmou a defesa.

As investigações sobre o caso continuam e mais ações poderão ser tomadas conforme a legislação vigente.