DF: serviço de navegação guiada por imagem será implantado no Hospital da Região Leste para atender cirurgias complexas de coluna – emenda parlamentar senador Izalci Lucas

DF: Serviço de Navegação Guiada por Imagem será implantado no Hospital da Região Leste para atender cirurgias complexas de coluna
Equipe do HRL fez quatro cirurgias complexas de coluna com uso de neuronavegador. Equipamentos foram testados em etapa do processo de aquisição. Foto: llla Balzi/Agência Saúde-DF.
Ivan Rocha @ivanrocha

O Sistema Único de Saúde (SUS) do Distrito Federal irá contar com um novo e importante serviço de alta complexidade no Hospital da Região Leste (HRL). Trata-se da implantação de um sistema de navegação guiada por imagem (Neuronavegador), tecnologia de ponta que será utilizada exclusivamente pelo Serviço de Cirurgia da Coluna, especializado no tratamento de patologias complexas da coluna vertebral.

A aquisição do equipamento, cujo valor de referência é de R$ 3.145.448,00, foi viabilizada por uma emenda parlamentar do senador Izalci Lucas, de número 41360017. O objetivo da nova tecnologia é aumentar a precisão das cirurgias de coluna, principalmente em casos de alta complexidade, como escolioses graves e tumores. O Neuronavegador permitirá a localização exata de estruturas anatômicas, facilitando a colocação de implantes em cirurgias que demandam grande precisão.

A proposta foi aprovada pelo Colegiado de Gestão da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) após solicitação do Ministério da Saúde. De acordo com o processo administrativo SEI 00060-00467885/2023-12, o Serviço de Cirurgia da Coluna do HRL é o único na rede pública do DF especializado em cirurgias de coluna vertebral que abrangem desde traumas até deformidades graves, operando há cerca de 10 anos. No entanto, apesar de sua importância, o serviço ainda não contava com esse tipo de tecnologia.

Com a implantação do sistema, espera-se reduzir a demanda reprimida de cirurgias que necessitam de maior precisão, trazendo mais segurança para os pacientes e mais eficácia nos resultados das cirurgias.

A aprovação do serviço foi feita em conformidade com a Portaria GM/MS nº 598, de 23 de março de 2006, que regula a operacionalização do SUS através das Comissões Intergestores Bipartites (CIB), garantindo a transparência e a legalidade do processo.