Em um relatório de junho, a Moving to Spain , uma empresa de realocação, classificou os melhores países europeus para a aposentadoria com base em vários fatores:
- população
- expectativa de vida
- custo de vida
- preços de casas
- todos
- segurança
- praias
- assistência médica
1º melhor país da Europa para se aposentar: Portugal
Pontuação de aposentadoria: 7,83
Portugal é o melhor país da Europa para a reforma.
É um dos países europeus mais acessíveis devido ao seu baixo custo de vida. Em média, o custo de vida, excluindo aluguel, é quase 29% menor do que nos EUA, de acordo com a SmartAsset .
Para se aposentar em Portugal , os cidadãos americanos devem solicitar um visto de residência. De acordo com a Global Citizens Solutions , o processo é relativamente direto e exige que os candidatos forneçam um passaporte válido, comprovante de renda, seguro saúde e verificação de antecedentes criminais.
Portugal é mais conhecido pelo seu vinho. Duas das mais antigas regiões vitivinícolas de Portugal, a região do Alto Douro e a Ilha do Pico nos Açores, são Património Mundial da UNESCO.
Os 10 melhores países da Europa para se aposentar
- Portugal
- Espanha e Itália (empate)
- Espanha e Itália (empate)
- Grécia
- Bulgária
- França
- Eslovênia
- Croácia
- Malta
- Irlanda
Dois países empataram em segundo lugar. A Espanha e a Itália têm uma pontuação de aposentadoria de 7,31, de acordo com o relatório.
O custo de vida na Espanha, excluindo aluguel, é quase 34% menor do que nos Estados Unidos . E o país oferece aos residentes acesso ao seu programa público de saúde.
Para iniciar o processo de aposentadoria na Espanha, os interessados devem buscar um visto de longa permanência ou um visto de residência.
A Espanha é conhecida por sua cultura e arquitetura fantásticas em cidades como Madri, Barcelona, Valência e muito mais.
Barcelona, na Espanha, foi até eleita o destino de férias mais feliz da Europa em 2023, segundo o Club Med.
Enquanto os Estados Unidos têm uma expectativa de vida de 76 anos, de acordo com o Banco Mundial , a Itália chega a 83 anos em 2021.
O relatório Moving to Spain afirma que a Itália tem uma porcentagem maior de pessoas com 65 anos ou mais do que qualquer outro país da Europa.
O aluguel na Itália é quase 55,3% menor do que nos EUA e o custo de vida geral, excluindo o aluguel, é 14,7% menor.
A Organização Mundial da Saúde classifica o sistema de saúde da Itália como o segundo melhor do mundo. Para aproveitar os cuidados de saúde nacionalizados do país, você precisa ser residente.
A Itália oferece uma abundância de boa comida e tem uma vasta história. É o lar de marcos icônicos como o Coliseu, a Torre Inclinada de Pisa, o Panteão, a Fonte de Trevi e muito mais.