O governador Ibaneis disse que as cirurgias adiadas em função da pandemia de Covid-19 serão realizadas em parceria com hospitais privados.
O Governo do Distrito Federal (GDF) prepara um edital para chamar os hospitais particulares para fazer cirurgias da rede pública. As unidades serão remuneradas a preço de tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), a medida será essencial para reduzir a fila de espera por cirurgias, que aumentou durante a pandemia de Covid-19.
“A pandemia fez com que muitas cirurgias fossem adiadas. Vamos recuperar este déficit com a contribuição dos hospitais privados. Já conversei com alguns deles e estão dispostos a abrir todo espaço possível para os pacientes”, afirmou Ibaneis.
Nas próximas semanas, o governador deve fazer um apelo aos hospitais para que ocupem os horários vagos com pacientes da rede pública.
A expectativa é de que a Secretaria de Saúde termine, até o fim da próxima semana, o edital de chamamento dos hospitais da rede privada do DF.
A secretária Lucilene Florêncio entregou os cálculos preliminares referentes ao programa para a Secretaria de Fazenda. “É um mutirão. A nossa expectativa é que possamos zerar as cirurgias, obedecendo a ordem de gravidade, especialmente as cirurgias ortopédicas”, afirmou Lucilene.