04 de Novembro de 2019
O Banco de Brasília assume, a partir de hoje (4/11), o processamento do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do Distrito Federal.
A Secretaria de Mobilidade continua a atuar como gestora do SBA. Com a migração da solução de bilhetagem para o BRB, o usuário passa a ter à disposição uma rede ampliada de postos de recarga, um novo aplicativo Mobile (APP) – BRB Mobilidade (disponível a partir de segunda nas lojas IOS e Android) para consulta de saldos e extratos, além de uma central exclusiva de atendimento telefônico (61 – 3120-9500) para dúvidas, sugestões e reclamações.
A partir de quarta-feira (6/11), também será possível fazer a recarga, por meio de boleto, pelo aplicativo e verificar os itinerários e os horários de todas as linhas de ônibus.
No total, a população que utiliza o SBA terá à disposição 73 postos de atendimento para a realização dos serviços de cadastro e recarga dos cartões.
Neste primeiro momento, não haverá qualquer mudança no processo de cadastramento e os usuários não precisam realizar nenhum tipo de procedimento especial para continuar usando seus cartões.
Desde setembro, ainda durante o processo de transição, o BRB vinha aumentando a capilaridade da recarga dos cartões Brasília Cidadã, oferecendo atendimento aos usuários em 40 novas unidades do BRB Conveniência.
A lista completa dos postos de atendimento onde a recarga pode ser realizada está disponível no site Bilhete Único: bilheteunicodebrasilia.df.gov.br/ e no endereço: campanhas.brb.com.br/mobilidade.
“A chegada do Sistema de Bilhetagem Eletrônica ao BRB tem como objetivo garantir a melhoria do processo e a experiência do usuário, oferecendo estabilidade do sistema, mais pontos de atendimento para recarga, uma central telefônica e consulta de saldo, extrato e recarga por meio do aplicativo”, afirmou o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
A transferência para o BRB do sistema de processamento do SBA possibilitará, também, a redução de fraudes e proporcionará maior ganho de eficiência operacional à atual solução. Com todas as ações previstas, o BRB Mobilidade estima uma diminuição em fraudes na ordem de R$ 300 milhões, ao longo dos próximos quatro anos.
“Como empresa do sistema financeiro, o BRB tem a expertise na gestão de recursos, na implementação de meios de pagamento, e possui ampla rede de correspondentes para comercialização das recargas, além de padrões de controle e governança elevados”, afirmou o presidente do Banco.
Para uma segunda etapa, prevista para o início do ano que vem, a ideia é que os usuários já consigam fazer novos cadastramentos pelo aplicativo, sem a necessidade de deslocamento físico até um dos postos de atendimento.
CONFIRA AQUI O QUE O USUÁRIO PRECISA SABER SOBRE O BRB MOBILIDADE:
O QUE MUDA PARA O USUÁRIO A PARTIR DE 4/11:
Aumento dos postos de atendimento para recarga ampliada de 13 para 73 lojas do BRB Mobilidade, espalhadas por diferentes pontos da cidade. Possibilidade de consultar saldos, extratos, itinerários e os horários de todas as linhas de ônibus, por meio do APP BRB Mobilidade, aplicativo que estará disponível nas lojas IOS e Android.
A partir de quarta-feira (6/11), também será possível fazer a recarga, por meio de boleto, pelo aplicativo.
É PRECISO FAZER RECADASTRAMENTO?
Não. Os cadastramentos já realizados continuam válidos. Para quem nunca se cadastrou, e quer adquirir um cartão Brasília Cidadã, é preciso se dirigir a um dos postos de atendimento do BRB Mobilidade.
ONDE A RECARGA SERÁ FEITA?
A recarga continua a ser feita nos postos de atendimento já existentes, além de 60 novas lojas BRB Mobilidade. A lista completa você encontra nos sites: bilheteunicodebrasilia.df.gov.br e no endereço campanhas.brb.com.br/mobilidade A partir de quarta-feira (6/11), a recarga, via boleto, também poderá ser feita por meio do aplicativo BRB Mobilidade, que estará disponível nas lojas IOS e ANDROID.
Também, por boleto, a recarga pode ser feita por meio do site bilheteunicodebrasilia.df.gov.br/
ONDE POSSO TIRAR DÚVIDAS?
O BRB Mobilidade criou uma central de atendimento exclusiva para dúvidas, sugestões e reclamações. O número é (61) 3120-9500.
COMO FICA A QUESTÃO DAS GRATUIDADES?
Não há nenhuma alteração.