“Aporofobia”, o neologismo que dá seu nome ao medo, à rejeição ou à aversão aos pobres.
O Rio de Janeiro registrou a primeira morte de um Policial Militar assassinado nesta quarta-feira (3) em 2018. O soldado Ivanderson da Silva Pinheiro foi encontrado morto por agentes do 7º BPM (São Gonçalo) no bairro Mutuá, em São Gonçalo, na Região Metropolitana.
Com profundo pesar, informamos a morte de mais um policial militar. O soldado Ivanderson da Silva Pinheiro foi baleado ao reagir a uma tentativa de assalto na Av. Paula Lemos, Mutuá. Ele é o primeiro policial morto no ano. #Luto #Basta pic.twitter.com/eSQMdyrj4i
— PMERJ (@PMERJ) 3 de janeiro de 2018
Policiais do 7º BPM conseguiram prender seis suspeitos, entre eles envolvidos na morte de Ivanderson.
Em 2017, foram mais de 130 Policiais Militares mortos; em 2018, não será muito diferente.
O número de mortos pelas polícias do Rio de Janeiro chegou a 1.035 entre janeiro e novembro de 2017, segundo dados do ISP [Instituto de Segurança Pública] divulgados em (15/11).
A estatísticas têm como fonte os registros de ocorrências feitos em delegacias, além de informações complementares da Polícia Militar, informou ao site #SaúdeDireitosSociais&Inovações a Secretaria de Estado de Segurança Pública por meio da lei de acesso a informação.
Infelizmente, muitos policiais seguirão o mesmo caminho de Ivanderson da Silva Pinheiro (aqui jaz) e as estatísticas da proteção atribuídas aos donos da Zona Sul, só aumentarão.
Sorry!