Tribunal de Contas autoriza festa dos 65 anos de Brasília, 48 anos da morte de JK

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Em 22 de agosto de 1976, o Brasil perdia Juscelino Kubitschek, o homem que ousou construir uma nova capital no coração do país.

Programação gratuita terá shows, atrações culturais e transporte público liberado durante o feriado prolongado

Luci Lima

Por maioria de votos (4 a 1), o Tribunal de Contas do Distrito Federal [TCDF] autorizou a realização das festividades em comemoração aos 65 anos de Brasília. A decisão foi tomada nesta semana após pedido do Ministério Público de Contas [MPCDF] para suspender o edital lançado pela Secretaria de Turismo.

Na avaliação dos conselheiros, impedir a assinatura do termo de colaboração com a entidade organizadora inviabilizaria o evento, diante da proximidade da data. No entanto, o TCDF determinou que a Secretaria de Turismo apresente toda a documentação do Chamamento Público nº 01/2025 para análise posterior. A decisão está registrada no Acórdão nº 1181/2025.

Selecionado para executar a festa, o Instituto Eleva foi oficialmente anunciado no Diário Oficial do Distrito Federal [DODF] da última terça-feira (8). A organização da sociedade civil será responsável por coordenar a programação, que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de abril.

Com o tema O melhor tempo é agora, as celebrações buscam exaltar o presente e reforçar o orgulho de viver na capital do país. Toda a programação será gratuita, incluindo shows, apresentações culturais, eventos religiosos e praça de alimentação.

Além disso, durante o feriado prolongado, que vai de 17 a 21 de abril, os brasilienses contarão com transporte público gratuito – ônibus e metrô – e entrada franca no Jardim Botânico e no Zoológico de Brasília.