Presidente do órgão se reúne com representantes da Ajab e anuncia passarela, viaduto, duplicações e medidas de segurança viária

O presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal [DER-DF], Fauzi Nacfur Júnior, recebeu nesta quinta-feira (10) diretores da Associação dos Moradores do Jardim Botânico [Ajab] para tratar de demandas de infraestrutura e mobilidade urbana da região.
Durante o encontro, realizado na sede do DER, foram anunciadas intervenções aguardadas há anos pela comunidade, como a construção de uma passarela sobre a DF-463, entre o Jardim Mangueiral e o Jardim Botânico. A ordem de serviço foi publicada na quarta-feira (9) pelo governador Ibaneis Rocha [MDB].
Outro destaque foi a confirmação da licitação para o viaduto do Jardim Mangueiral, que deverá começar a ser construído em até 90 dias. A obra pretende melhorar o tráfego entre o Jardim Botânico e São Sebastião, pontos marcados por congestionamentos diários.
Fauzi também anunciou medidas de curto prazo. Atendendo a solicitações da Ajab, o DER fará a construção imediata de uma calçada em frente à passagem de pedestres na DF-001, próximo ao Atacadão Dia-a-Dia, além de reforçar a sinalização com painéis luminosos. Estudos para revisão dos limites de velocidade nas vias da região também foram prometidos.
“A melhor forma de atender a comunidade é ouvindo entidades organizadas como a Ajab, que têm papel fundamental na construção da cidade do Jardim Botânico”, disse Fauzi.
Uma das principais reivindicações da associação, a ligação entre a Avenida do Sol e a Ponte JK, também foi contemplada. Segundo o presidente do DER, o projeto foi autorizado pelo governador e deve sair do papel nos próximos meses.
Outro anúncio de impacto foi a duplicação da DF-140, no trecho do Tororó. A obra de cerca de 15 km será inaugurada em 24 de maio, em cerimônia com a presença de Ibaneis Rocha. “Será uma bela inauguração de uma obra fundamental para o desenvolvimento da região”, afirmou Fauzi.
De acordo com ele, o governo já investiu aproximadamente R$ 100 milhões em infraestrutura na área do Jardim Botânico, abrangendo desde o Altiplano Leste até os limites com a Cidade Ocidental.
Também está previsto para os próximos dias o lançamento da duplicação da DF-473, ligação estratégica entre São Sebastião e a BR-251.
Fauzi encerrou a reunião destacando o papel da Ajab na interlocução com os moradores. “O trânsito é feito de pessoas: pedestres, ciclistas, motoristas. E o mais forte precisa proteger o mais fraco. A associação tem contribuído com esse trabalho de educação e conscientização.”
A Ajab também cobrou novas passarelas para a região. O presidente do DER disse que algumas serão atendidas em breve e outras estão na programação de projetos do órgão.