João 18:36 | saiba quando uma igreja está realmente nos caminhos de Cristo

Por que Cristo alimentou o povo com peixe e não com outro alimento?

Por Washington Memoria 

O versículo João 18:36, onde Jesus afirma que seu reino “não é deste mundo“, deve ser compreendido dentro do contexto em que foi dito. Cristo estava diante de Pilatos, deixando claro que seu governo não era baseado em poderes terrenos, exércitos ou políticas humanas. Seu reino é espiritual, eterno e fundamentado na verdade de Deus.

Por outro lado, a Bíblia também mostra que os cristãos, incluindo a igreja, têm um papel a desempenhar no mundo. Jesus disse que seus seguidores são “sal da terra” e luz do mundo” [Mateus 5:13-14], o que implica influência e participação na sociedade. O apóstolo Paulo exortou que orássemos “pelos reis e por todos os que exercem autoridade” [1 Timóteo 2:1-2], e vários personagens bíblicos, como José, Daniel e Ester, estiveram diretamente envolvidos na política sem levá-la para a fé dos cristãos.

O problema surge quando a igreja se torna um instrumento de interesses políticos e se afasta da missão principal: pregar o evangelho e começa a pregar a política. Se a política toma o lugar de Cristo no coração da igreja, diante de opções de direita, esquerda, centro… então sim, ela se afastou do caminho da salvação. Mas se a igreja influencia o mundo com os princípios do Reino de Deus, sem se corromper, está cumprindo seu chamado.

A igreja deve ser separada do mundo em valores e objetivos, mas presente nele como testemunha da verdade de Cristo e não da verdade política. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Romanos 3:23.