O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, formalizou uma série de mudanças estratégicas na área da saúde nesta segunda-feira
Entre as principais medidas, estão a nomeação do novo secretário de Saúde, Juracy Lacerda, e, a indicação do novo presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), Cleber Monteiro. Além disso, mais de 200 médicos foram incorporados à rede pública para fortalecer o atendimento à população.
Durante o anúncio, Ibaneis destacou o compromisso do governo com a valorização dos servidores da saúde e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Iniciamos a semana com uma ação importante para a saúde do DF. Juntamente com o novo Secretário de Saúde, Juracy Lacerda, e o novo presidente do IGES, Cleber Monteiro, anunciamos a nomeação de mais de 200 médicos. Mais um passo para fortalecer a saúde do DF e melhorar o… pic.twitter.com/M5hFdRebaZ
— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) February 24, 2025
“Mas a gente também tem que mostrar um gesto para os servidores da saúde. Neste exato momento, mostrando o nosso compromisso com o SUS fortalecido, com o sistema que precisa ser reformulado, mas permanecendo com os servidores públicos, nós estamos assinando a nomeação de mais duzentos [200] médicos para nossa rede público” reforçou Ibaneis Rocha.
Ele salientou a importência do Comitê Gestor da Saúde, que deu lugar ao novo Comitê de Planejamento da Saúde, com o objetivo de aprimorar a gestão do setor. A decisão foi tomada ainda durante a gestão da ex-secretária Lucilene Maria Florêncio de Queiroz, que recebeu agradecimentos pelo trabalho prestado.
As medidas fazem parte de um esforço para reorganizar o sistema de saúde do DF e ampliar a capacidade de atendimento da rede pública.