O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou que a Estrada Parque Núcleo Bandeirante [EPNB] receberá uma nova pista em concreto

O anúncio foi feito em 29 de novembro, do ano passado, durante a inauguração do complexo viário do Riacho Fundo. A nova pista ligará a Candangolândia a Samambaia, em uma iniciativa que busca solucionar os problemas estruturais da via causados pelo trânsito intenso de caminhões e ônibus.
De acordo com o governador, o projeto já está concluído, e os recursos estão garantidos.
“Todos que trafegam aqui sabem da dificuldade de manter esse asfalto em boas condições por conta do peso dos caminhões, dos ônibus, de tudo que passa por aqui. Vamos fazer um trabalho definitivo, assim como foi feito na Via Estrutural. A licitação está pronta, e estamos aguardando a assinatura de alguns documentos somente”, afirmou Ibaneis.
As obras têm início previsto para o segundo semestre e deverão durar vários meses. A intervenção promete melhorar significativamente a qualidade da pista e a segurança para os motoristas, mas, durante o período, o trânsito na região certamente enfrentará dificuldades.
Para minimizar os transtornos durante as obras, duas alternativas viáveis para os motoristas é utilizar as pistas que passam pela Comunidade Agrícola Kanegae, no Riacho Fundo, tanto na ida quanto na volta e também as pistas de Arniqueiras. Os desvios oferecerão uma rota paralela que pode facilitar o tráfego enquanto a EPNB estiver parcialmente interditada.
A Secretaria de Mobilidade e o Departamento de Estradas de Rodagem [DER-DF] devem anunciar em breve um plano de mobilidade e sinalização para organizar o trânsito no período das intervenções.
Os motoristas que utilizam a EPNB regularmente devem planejar suas rotas com antecedência e ficar atentos às atualizações sobre o inícios das obras e possíveis desvios. A expectativa é de que, após a conclusão, a pista em concreto proporcione maior durabilidade e resistência, eliminando os problemas recorrentes de manutenção – operações tapa buracos – na via.