Início Destaques O que acontece se nem Kamala ou Trump obtiverem 270 votos eleitorais?

O que acontece se nem Kamala ou Trump obtiverem 270 votos eleitorais?

Kamala Harris ou Donald Trump
Kamala Harris ou Donald Trump

Kamala Harris ou Donald Trump provavelmente alcançarão a marca de 270 votos eleitorais necessários para se tornar o 47º presidente logo após os últimos votos serem contabilizados em 5 de novembro.

No entanto, é estatisticamente possível que nenhum dos candidatos atinja esse número mágico.

Há duas maneiras pelas quais tal resultado pode se desenrolar: ou Trump e Harris recebem 269 votos eleitorais cada , ou os chamados “eleitores infiéis” votam em outros candidatos.

Kamala Harris faz campanha no Freddy & Tony's Restaurant, um restaurante porto-riquenho, na Filadélfia, Pensilvânia, em 27 de outubro de 2024.
Kamala Harris faz campanha no Freddy & Tony’s Restaurant, um restaurante porto-riquenho, na Filadélfia, Pensilvânia, em 27 de outubro de 2024.AFP via Getty Images

 

Aqui está um resumo do que aconteceria:

12ª Emenda

Os eleitores de cada estado se reunirão em 17 de dezembro para formalizar o resultado do Colégio Eleitoral.

Apenas 30 estados e o Distrito de Columbia exigem que os eleitores votem no candidato que venceu em sua jurisdição ou no candidato indicado por um dos dois principais partidos.

Em 2016, sete eleitores no Havaí, Texas e estado de Washington votaram em alguém diferente de Hillary Clinton ou Donald Trump.

Portanto, enquanto Trump venceu em estados que valeram 306 votos eleitorais e Clinton venceu em estados que valeram 232, o resultado final do Colégio Eleitoral foi Trump 304, Clinton 227.

Donald Trump dança em um comício de campanha no McCamish Pavilion na segunda-feira, 28 de outubro de 2024, em Atlanta.
Donald Trump dança em um comício de campanha no McCamish Pavilion na segunda-feira, 28 de outubro de 2024, em Atlanta.PA-AP

 

O 119º Congresso se reunirá em sessão conjunta em 6 de janeiro de 2025 para contar os votos eleitorais. Se nenhum candidato for confirmado como tendo recebido 270, a Câmara elegerá o presidente.

A delegação da Câmara de cada estado recebe um voto, com uma maioria (26) necessária para escolher um vencedor. Atualmente, os republicanos têm a maioria em 26 delegações, enquanto os democratas têm a vantagem em 22 delegações e dois estados (Minnesota e Carolina do Norte) divididos igualmente — embora esse número provavelmente mude depois que o povo americano tiver sua palavra.

Na sexta-feira, o site 270ToWin tinha uma previsão média de 28 estados com maioria republicana na delegação da Câmara em 2025 e democratas com maioria em apenas 19 delegações estaduais.

O processo do Senado para eleger o vice-presidente é mais simples, com maioria simples necessária. Apenas dois terços dos membros da câmara (67 senadores) precisam votar para torná-lo uma contagem oficial — então, em teoria, alguém poderia ser elevado a um batimento cardíaco da presidência com o apoio de apenas 34 senadores.

E se o Congresso não conseguir decidir?

Em suma, eles precisam decidir.

Se a Câmara não escolher um presidente na primeira votação, eles devem continuar até que o empate seja desfeito.

Se nem Harris nem Trump forem escolhidos até o início do mandato do 47º presidente (meio-dia de 20 de janeiro de 2025), o vice-presidente eleito, escolhido pelo Senado, permanecerá no cargo até que um comandante-chefe seja escolhido.

Se nenhuma das câmaras conseguir atingir a maioria até o dia da posse, o presidente da Câmara servirá como presidente — mas somente até que um vice-presidente ou presidente seja eleito — de acordo com a Lei de Sucessão Presidencial de 1947.

Donald Trump discursa em um comício de campanha no McCamish Pavilion em 28 de outubro de 2024 em Atlanta, Geórgia.
Donald Trump discursa em um comício de campanha no McCamish Pavilion em 28 de outubro de 2024 em Atlanta, Geórgia.Imagens Getty
A candidata presidencial Kamala Harris discursa no The Union em Carson City em 2 de abril de 2019.
A candidata presidencial Kamala Harris discursa no The Union em Carson City em 2 de abril de 2019.Andy Barron / USA TODAY NETWORK via Imagens Imagn

As probabilidades

As chances de nenhum candidato atingir 270 votos eleitorais são muito baixas.

No site de pesquisas FiveThirtyEight, o resultado “nenhum vencedor” ocorreu apenas três vezes em 1.000 simulações até sexta-feira.

A Câmara dos Representantes escolheu um presidente apenas duas vezes, em 1800 e 1824.

Por Diana Glebova