A Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF) anunciou o décimo terceiro aditivo financeiro ao contrato nº 22/2021, que trata da reformulação viária na Estrada do Setor Policial Militar (ESPM), em Brasília. O objetivo principal é a implantação de um corredor exclusivo de transporte público coletivo (BRT) no chamado Corredor Eixo Oeste, ligando a interseção EPIG/ESPM ao viaduto da W3 Sul. O contrato inclui uma série de obras, que vão desde a pavimentação até intervenções em áreas de preservação ecológica. Confira abaixo os detalhes de cada intervenção.
Pavimentação
A obra de pavimentação é uma das principais intervenções. O trecho entre a EPIG (Estrada Parque Indústrias Gráficas) e o viaduto da W3 Sul será completamente reformulado, recebendo novas camadas de asfalto para suportar o aumento de fluxo de veículos, especialmente os ônibus que operarão no corredor exclusivo do sistema BRT. A melhoria da pavimentação é fundamental para garantir a durabilidade da via e o conforto dos usuários, reduzindo o impacto nas suspensões dos veículos e minimizando custos de manutenção.
Sinalização
Outro ponto crucial do projeto é a implementação de uma nova sinalização viária, essencial para a segurança e organização do trânsito. Placas indicativas, pinturas no asfalto e possíveis semáforos adaptados ao novo corredor exclusivo serão instalados. O objetivo é disciplinar o fluxo de veículos e pedestres, prevenindo acidentes e facilitando a navegação dos motoristas e passageiros no novo sistema de transporte público.
Drenagem
Obras de drenagem também fazem parte da reformulação da via. O sistema de escoamento de águas pluviais será reforçado para evitar enchentes e alagamentos, que poderiam danificar a infraestrutura da via e causar transtornos aos usuários. O projeto inclui a construção de galerias e canais para direcionar a água da chuva de maneira eficiente, mantendo a segurança e a funcionalidade do corredor.
Adequação de calçadas e ciclovias
Além das melhorias para os veículos e o transporte público, o projeto contempla a adequação de calçadas e a criação de ciclovias. Isso visa atender aos pedestres e ciclistas, oferecendo segurança e conforto a esses usuários. As calçadas devem ser niveladas e adaptadas às normas de acessibilidade, enquanto as ciclovias são projetadas para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte alternativo.
Paisagismo
O projeto também inclui obras de paisagismo ao longo da via. A requalificação da área busca harmonizar a infraestrutura urbana com o meio ambiente, proporcionando uma estética agradável e funcional. Isso inclui o plantio de árvores e outras plantas, contribuindo para o controle de poluição e melhoria da qualidade do ar.
Intervenções em Área Ecológica Sensível
Um dos pontos mais delicados do projeto é a realização de obras em uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) no Santuário de Vida Silvestre Riacho Fundo, próximo à DF-051 – (Estrada Parque das Nações – Via L4). Como parte da obra, será construída uma bacia de detenção, que tem como função armazenar temporariamente grandes volumes de água da chuva. Essa estrutura é vital para evitar a erosão do solo e a contaminação de corpos d’água próximos, preservando a integridade do ecossistema local. As obras nessa área devem seguir normas rigorosas de proteção ambiental, visando minimizar os impactos sobre a fauna e flora locais.
Ajustes financeiros
Com o novo aditivo financeiro, houve um acréscimo de R$ 6,87 milhões no valor do contrato, equivalente a 14,33%, e uma supressão de R$ 8,28 milhões, correspondente a 17,54%. Após esses ajustes, o valor total do contrato passa de R$ 70,9 milhões para R$ 69,5 milhões.
Essas obras, previstas para serem finalizadas nos próximos meses, têm como objetivo modernizar a infraestrutura de transporte da capital federal, oferecendo mais segurança e eficiência para os usuários de transporte público e preservando áreas ambientalmente sensíveis.