Secretários do DF Criam Grupo de Trabalho para Regulamentar Gratificação por Exposição a Raios X e Substâncias Radioativas
Os aparelhos móveis de raios X colaboram para um melhor diagnóstico de doenças, reduzindo gastos com métodos de alto custo, como tomografia e ressonância | Foto: Tony Winston/Agência Saúde
Ivan Rocha @ivanrocha

Em uma ação conjunta, os Secretários de Estado de Economia e de Saúde do Distrito Federal anunciaram a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para discutir e propor regulamentações relativas à concessão de gratificações para profissionais expostos a Raios X e substâncias radioativas. A iniciativa tem como base o Decreto Nº 32.547, de 07 de dezembro de 2010, e as normas regulamentadoras (NR) estabelecidas pela Portaria nº 3.214, de 1978, do Ministério do Trabalho.

O objetivo central do GT é estabelecer critérios claros e justos para a concessão dessas gratificações, assegurando que os trabalhadores que atuam em condições de risco recebam compensações adequadas. O grupo tem 90 dias para concluir suas atividades, prazo que poderá ser prorrogado se necessário.

A portaria que formaliza a criação do Grupo de Trabalho foi assinada pelo Secretário de Estado de Economia, Ney Ferraz Júnior, e pela Secretária de Estado de Saúde, Lucilene Maria Florêncio de Queiroz, e já está em vigor a partir da data de sua publicação.