Com o uso de testosterona, um hormônio tipicamente masculino, a mulher desenvolve características mais masculinas, como maior desenvolvimento muscular e aumento do clitóris.
Muitas vezes, nos perguntamos por que algumas mulheres musculosas e bonitas têm a voz grossa e características mais masculinas. Embora essa mudança na voz seja perceptível, há outra alteração, mais discreta, que muitas vezes só a própria mulher percebe: a hipertrofia do clitóris.
Geralmente, essas mudanças se devem a dois fatores específicos: desequilíbrio hormonal e uso abusivo de esteroides anabolizantes.
A voz grossa é impossível de esconder, mas a hipertrofia do clitóris, que ocorre devido ao uso desses esteroides, pode ser disfarçada com o uso de tapa-sexo feminino, especialmente ao usar biquíni.
O clitóris, que normalmente é pequeno e discreto, começa a crescer e ficar mais visível.
O uso de hormônios derivados da testosterona por mulheres em busca de aumento de massa magra, para competições de fisiculturismo ou emagrecimento, tem se tornado cada vez mais comum entre frequentadoras de academias.
Para alcançar esses objetivos, muitas vezes elas recorrem a esses hormônios sem ter pleno conhecimento das possíveis consequências.