O Distrito Federal realizou mais de 360 mil atendimentos pediátricos ao longo de 2024, evidenciando a robustez de sua rede de cuidados infantis. Este número representa mais da metade (54%) de toda a assistência prestada no ano anterior, totalizando 664 mil atendimentos. A alta demanda inclui pacientes do Entorno, buscando os serviços de saúde do DF, ampliando ainda mais a necessidade de recursos e estratégias para garantir o atendimento adequado.
Entre janeiro e maio deste ano, foram registradas 17 mil internações e 1.619 procedimentos cirúrgicos pediátricos. Em 2023, os números foram de 5.946 procedimentos cirúrgicos e 1.619 internações na mesma faixa etária. Esses dados foram apresentados durante a 525ª Reunião Ordinária do Conselho de Saúde, enfatizando o compromisso da Secretaria de Saúde (SES-DF) em atender eficazmente à crescente demanda, especialmente durante períodos de alta sazonalidade de doenças respiratórias pediátricas, dengue e covid-19.
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destacou que o planejamento iniciou ainda em agosto de 2023, antecipando-se aos desafios esperados para este ano. Foram realizados treinamentos para equipes da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), garantindo preparo para lidar com as principais causas de problemas de saúde infantil e promovendo ações preventivas.
Para fortalecer a capacidade de resposta, foram adotadas diversas estratégias, incluindo aquisição de insumos, nomeação de pediatras e ajustes nos fluxos de atendimento. Destaque para a implementação da rota rápida no Hospital Regional de Ceilândia e outras unidades, assegurando que os pacientes fossem encaminhados conforme a gravidade, otimizando o atendimento nos prontos-socorros.
Além disso, houve a expansão significativa de leitos de pediatria intensiva, com a contratação e reversão de leitos em unidades como o Hospital da Criança de Brasília, Hospital de Base, Hospital Universitário de Brasília e Hospital Materno Infantil de Brasília. Essas medidas visam garantir que todas as crianças e adolescentes recebam o cuidado necessário, mesmo diante de um cenário desafiador de demanda crescente.