IGESDF copia solução da InfomedApp e lança Painel de Filas de Atendimento em UPAs

Painel Filas de atendimento das Upas - Crédito: Alessandro Praciano

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF) lançou recentemente um Painel de Filas de Atendimento em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), uma iniciativa que visa oferecer informações em tempo real sobre o fluxo de pacientes nas unidades de saúde. No entanto, essa ação não é uma ideia inovadora da instituição, mas sim um plágio da solução desenvolvida pela empresa InfomedApp Soluções Tecnológicas em Saúde LTDA em 2017.

App da empresa InfomedApp

App da InfomedApp uma solução superior ao lançado pelo IGESDF

 

 App da empresa InfomedAPP

 

App da empresa InfomedAPP

A InfomedApp lançou um aplicativo que permitia aos usuários acessar dados sobre o atendimento na rede pública de saúde do Distrito Federal, incluindo informações sobre filas de espera em UPAs, hospitais, equipe médica, além de uma timeline geolocalizada interativa. A solução da empresa foi apresentada ao DATASUS do Ministério da Saúde e à Secretaria de Saúde do DF, mas não avançou devido a cobranças de corrupção por parte de agentes públicos.

Agora, sete anos depois, o IGES-DF lança um painel semelhante, porém limitado apenas às UPAs, deixando de lado a inclusão dos hospitais como a solução da InfomedApp já fazia. Essa falta de originalidade por parte do instituto levanta questionamentos sobre a ética e a transparência de suas ações, além de evidenciar a necessidade de reconhecer e valorizar iniciativas inovadoras desenvolvidas por empresas privadas.

Enquanto isso, o Painel de Filas de Atendimento nas UPAs do IGES-DF estará concorrendo ao prêmio “Case de Sucesso” durante o evento CIO Brasil GOV 2024, em Florianópolis – Santa Catarina, entre os dias 22 e 26 de maio. O evento tem como objetivo promover o relacionamento entre gestores de Tecnologia da Informação (TI) de empresas públicas, incentivando a atualização profissional e a ampliação da rede de contatos dos executivos.