Ibaneis não vê fronteiras ao enviar ajuda ao Rio Grande do Sul
Nesta sexta-feira (3), o número de vítimas fatais dos temporais que assolam o Rio Grande do Sul aumentou para 37, conforme relatório da Defesa Civil. Com 74 pessoas ainda desaparecidas, a tragédia atinge todo o estado, em contraste com eventos anteriores que eram localizados.
Não vamos titubear. Faremos tudo que for possível e, se for necessário, vamos brigar com quem tiver que brigar para colocar todas estruturas em campo no Rio Grande do Sul. pic.twitter.com/PEEPwrX114
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) May 3, 2024
Diante da calamidade, o governo estadual decretou estado de emergência, prontamente reconhecido pelo governo federal, abrindo caminho para a solicitação de recursos para reconstrução e assistência humanitária.
Em um gesto de solidariedade, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou que enviará auxílio imediato à população gaúcha afetada pelas enchentes.
É com enorme tristeza que testemunhamos as cenas que estão ocorrendo no Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas que atingem a região. Entrei em contato com o governador @EduardoLeite_ e manifestei que nossas forças de segurança estão prontas para prestar o devido apoio à…
— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) May 3, 2024
“É com profunda tristeza que testemunhamos os impactos devastadores das chuvas no Rio Grande do Sul. Ofereci ao governador nosso apoio incondicional, disponibilizando equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, além de todo o auxílio necessário”, declarou Rocha.
Segundo dados da Defesa Civil, além das vítimas fatais e desaparecidos, 74 pessoas ficaram feridas e mais de 24 mil estão desabrigadas ou desalojadas, afetando centenas de milhares em 235 municípios gaúchos.