Uma influenciadora tem conquistado a Internet, ganhando muito dinheiro e acumulando “fenomenais” 250.000 seguidores no Instagram em apenas seis meses.
Aitana Lopez é um espetáculo de morena para ser visto e com seus lindos cabelos rosa, cintura arrebatada e pele impecável, ela é invejada por muitos – mas ela tem um segredo surpreendente.
A jovem de 25 anos – que modela para a agência de moda espanhola The Clueless – é uma criação de IA de última geração projetada para economizar tempo e dinheiro para a empresa.
Apesar de seu status gerado por computador ter sido revelado em sua biografia do Instagram, os fãs da modelo ainda acreditam que ela é real e a convidam para socializar e passar tempo com eles.
Diana Nunez, que co-fundou The Clueless com Rubén Cruz, disse ao The Sun como nasceu o influenciador “incrivelmente convincente”.
“Inicialmente, a maioria dos seus seguidores não questionou a sua autenticidade, eles acreditaram genuinamente na sua existência”, disse ela.
“Desde o primeiro dia recebemos elogios pela sua beleza, convites para passear pela cidade e muito mais.
“Mesmo depois que a mídia revelou que ela era uma criação da IA, muitos seguidores ainda expressaram seu amor por ela.”
Ela descreveu o processo de design de Aitana como “intensivo”, pois levou apenas dois meses para que o produto estivesse finalizado.
Diana descreveu como eram feitas horas de “lição de casa” para verificar o que estava “na moda e relevante no mercado”.
Ela disse: “Nós nos inspiramos em eventos da vida real. Também aderimos à tendência de estilo de vida fitness que está ganhando popularidade entre o público mais jovem por um estilo de vida mais saudável.
“E não podíamos ignorar o entusiasmo em torno dos videogames e anime – todo mundo está ansioso para ser um jogador e fazer transmissões ao vivo no Twitch.
“Ao acompanhar essas tendências, sabíamos que poderíamos construir uma comunidade em torno de Aitana.”
Embora a bela de cabelo rosa não seja feita de carne e osso, seus criadores ainda imaginam que tipo de pessoa ela seria se existisse.
“Se Aitana fosse real, nós a imaginamos como uma influenciadora ousada e determinada, independente e generosa.
“Apesar do humor ocasional e do egocentrismo, ela tem uma natureza extrovertida e um caráter marcante.
“Ela seria muito apaixonada e mostraria sua intensidade e compromisso com seu bem-estar”, disse Diana.
Aitana custou £ 3.500 para ser criada – o que economiza uma quantia enorme quando comparado ao custo de influenciadores reais que cobram pelo menos £ 5.000 por filmagem.
Ela também pode ganhar incríveis £ 900 por apenas uma postagem no Instagram.
Não é apenas o custo dos verdadeiros influenciadores que pode ser um problema para as empresas de moda – mas também pode exigir uma manutenção mais elevada.
Com Aitana isso não é uma preocupação, já que The Clueless tem “controle direto sobre todos os aspectos”.
“Ao trabalhar com influenciadores reais, muitas vezes surgem desafios relacionados a negociações, questões financeiras, requisitos especiais e necessidades adicionais”, disse ela.
“Lidar com questões e conflitos relacionados ao ego pode complicar o fluxo de trabalho.”
Apesar de tudo parecer tranquilo na vida da superestrela da IA - enquanto ela posa em roupas de grife e se pavoneia na praia – sua existência é repleta de controvérsias.
Aitana parece pouco progressista enquanto exibe sua tez impossivelmente perfeita e sua figura de ampulheta esculpida.
A influenciadora bombástica foi criticada por promover produtos como Olaplex, que não podem ser credenciados por sua aparência deslumbrante.
Uma criadora de conteúdo positivo para o corpo, Danae Mercer, compartilhou preocupações sobre Aitana nas redes sociais, dizendo: “Primeiro, um homem está ganhando dinheiro com nossos corpos. Mas também, ESTE é o padrão de beleza com o qual nossos filhos terão que competir.
“Se as marcas estão patrocinando mulheres falsas, e as mulheres falsas estão se tornando cada vez mais populares online, onde é que tudo isso para?”
Os seguidores de Danae foram rápidos em comentar a postagem, e um deles chegou a escrever: “Isso é realmente assustador”.
No entanto, outro discordou e disse: “Sinceramente, acho que é fascinante”.
Diana disse compreender que “modelos de IA como Aitana podem contribuir para a pressão sobre as mulheres para que cumpram padrões de beleza irrealistas”, mas disse que o seu objectivo é explorar as capacidades da IA.
Ela também disse ao The Sun que as rodas já estão em movimento para Laila – uma modelo curvilínea do México – ajudar a “ampliar a representação” e Maia Lima, uma garota argentina – @limaiaaa no Instagram – já existe.
Também há planos para introduzir modelos masculinos e ter uma “gama diversificada e inclusiva” de influenciadores de IA.
Cada detalhe do design da Aitana foi pensado e um planejamento cuidadoso é feito para cada postagem no Instagram.
Até o nome dela carrega um “duplo significado”, pois é uma homenagem à sua identidade de IA.
O nome não apenas tem as letras AI no início, mas também é amplamente reconhecido como um nome espanhol comum.
Isso “adiciona um toque de familiaridade e ressonância cultural”, segundo Diana.
Existe também um escrupuloso processo de planejamento “semanal” que é responsável por todos os looks das modelos e configurações de postagens no Instagram.
Diana explicou: “Nós selecionamos suas roupas para se adequarem a cada dia ou ocasião específica. Nossa equipe dedicada de retocadores profissionais e editores de fotos garante a execução perfeita dessas decisões criativas.”
Embora Aitana seja uma opção mais barata e não precise comer nem dormir, ela tem limitações.
É um “desafio” criar conteúdo em vídeo com ela – o que impede a estrela de interagir com os fãs dessa forma.
Ela também precisará ter uma “voz autêntica” projetada para poder falar, o que pode ser um processo demorado.
Os Clueless acreditam que, em vez de os modelos de IA substituirem os reais, eles coexistirão.
Diana disse: “Acreditamos que de certa forma será o futuro da modelagem.
“No entanto, não prevemos que modelos reais se tornem obsoletos ou substituídos por modelos gerados por IA, como o Aitana.
“Em nossa opinião, eles podem coexistir como mais uma competição do setor.”
Ela acrescentou: “Prevemos que certas marcas podem se inclinar para modelos gerados por IA devido à sua eficiência na redução de custos e tempo.
“Trata-se de abraçar novas possibilidades e ao mesmo tempo reconhecer o cenário diversificado da indústria.”