Russos atacam indiscriminadamente civis na Ucrânia

Russos atacam indiscriminadamente civis na Ucrânia

Incapazes de neutralizar as forças armadas ucranianas, o exército russo atingiu vários predios civis em Kiev e outras cidades do país hoje.

Tetiana Dolganova é correspondente internacional – S&DS em Kiev, Ukraine

Como consequência de intensos ataques com mísseis na região de Kiev 5 edifícios de apartamentos foram atingidos causando danos substanciais. A evacuação de pessoas para os pontos seguros mais próximos foi organizada. Vários psicólogos estão fazendo o serviço de acolhimento das famílias. Inúmeras casas e mais de 60 carros foram danificados nas comunidades. Devido à queda de detritos, um incêndio ocorreu em uma igreja inacabada, várias empresas e armazéns foram igualmente danificados. Uma clínica médica também foi atingida. Até o momento, 4 pessoas morreram e 92 ficaram feridas em diferentes regiões da Ucrânia segundo o presidente Volodymyr Zelensky. Uma moradora de Kiev relatou que “parecia estar presenciando o armagedom”.

Russos Atacam Indiscriminadamente Civis na Ucrânia

Cerca de 500 socorristas do Serviço de Emergência do Estado, serviços públicos, engenheiros de energia e policiais estavam envolvidos no resgate de pessoas, na avaliação e reparação de danos e na manutenção da segurança da população. Os serviços médicos estão sobrecarregados. Há problemas no fornecimento de energia nas comunidades de Brovary, Buchansky, Fastovsky, distritos de Vyshgorod.

O ataque partiu de várias direções da Federação Russa. Levantaram vôo 17 bombardeiros Tu-95MS e 4 bombardeiros Tu-22M2. A defesa aérea ucraniana abateu 10 dos 10 mísseis aerobalísticos Kh-47M2 “Dagger”, 59 dos 70 mísseis de cruzeiro Kh-101/Kh-555/Kh-55 e 3 dos 3 mísseis de cruzeiro calibre.

Russos atacam indiscriminadamente civis na Ucrânia

As temperaturas em todo o país vão despencar em Kiev e os termômetros devem marcar –15°C nos próximos dias. A intenção dos agressores russos é provocar caos social atingindo os serviços básicos de aquecimento, fornecimento de água, de eletricidade e de transporte.

Dmytro Kuleba, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia afirmou que “Putin intensifica o terror contra a Ucrânia. Hoje foi o segundo ataque de mísseis em massa em apenas quatro dias. A infra-estrutura civil foi danificada; pessoas, incluindo crianças, foram feridas e mortas. Esperamos que todos os estados condenem fortemente o ataque e tomem medidas resolutas.”

O governo russo transformou seu país em um verdadeiro estado terrorista.