DF registra 161 feminicídios consumados em 8 anos: Ceilândia, Samambaia e Santa Maria são as regiões onde as mulheres são mais assassinadas por razões de gênero

DF registra 161 feminicídios consumados em 8 anos: Ceilândia, Samambaia e Santa Maria são as regiões onde as mulheres são mais assassinadas por razões de gênero
Segundo o pai da jovem, a filha e o rapaz se conheceram quando estudaram juntos. À época, Stephanie da Silva tinha 14 anos e morava com a família no Pôr do Sol. Após completar 18 anos, a jovem foi morar em Osasco, na Grande São Paulo, com o companheiro onde foi assassinada.

A Câmara Técnica de Monitoramento de Homicídios e Feminicídios do Distrito Federal (CTMHF) divulgou o relatório sobre os feminicídios consumados no DF entre 2015 e 2023.

De acordo com o relatório, foram registrados 200 casos de feminicídio consumado no período, sendo que 161 deles mantêm-se tipicados como feminicídio. Os outros 39 casos foram tipicados com natureza diversa, como homicídio qualificado por motivo torpe, passional ou feminicídio tentado.

Governadora Celina Leão destaca educação como pilar para combater desigualdade de gênero e feminicídio

Ceilândia é a região administrativa com o maior número de feminicídios consumados, com 23 vítimas. Samambaia e Santa Maria são as segunda e terceira regiões administrativas com o maior número de casos, com 16 e 14 vítimas, respectivamente. Planaltina, Taguatinga, Itapoã e Plano Piloto são as regiões administrativas com o menor número de casos, com 11, 10, 8 e 7 vítimas, respectivamente.

É importante ressaltar que esses dados são apenas uma aproximação da realidade, pois é possível que alguns casos de feminicídio não tenham sido registrados ou contabilizados.

O relatório da CTMHF também aponta que a maioria dos feminicídios consumados no DF foi cometida por companheiros ou ex-companheiros das vítimas. Em 77% dos casos, o autor do crime conhecia a vítima.

A CTMHF recomenda a adoção de medidas para prevenir o feminicídio, como a ampliação do acesso à educação e à saúde, o combate à violência doméstica e familiar e a promoção da igualdade de gênero.

O que é feminicídio?

O feminicídio é um crime que consiste no assassinato de uma mulher por razões de gênero. A Lei nº 13.104, de 2015, incluiu o feminicídio no Código Penal Brasileiro como uma qualificadora do crime de homicídio.

O feminicídio é considerado um crime hediondo, com pena de reclusão de 12 a 30 anos.

Total de Feminicídios Consumados por RA – 2015 A 2023:

RA
VÍTIMAS FALECIDAS
Ceilândia 23
Samambaia 16
Santa Maria 14
Planaltina 11
Taguatinga 10
Itapoã 8
Plano Piloto 7
Gama 6
Sobradinho I 6
Recanto das Emas 6
Sobradinho II 6
Paranoá 5
SCIA e Estrutural 5
Pôr do Sol / Sol Nascente 4
São Sebastião 4
Vicente Pires 4
Riacho Fundo II 4
Brazlândia 3
Guará 3
Riacho Fundo I 3
Fercal 2
Candangolândia 2
Cruzeiro 2
Jardim Botânico 2
Sudoeste/Octogonal 2
Águas Claras 1
Núcleo Bandeirante 1
Park Way 1

 

Fonte: Relatório de Monitoramento dos Feminicídios no Distrito Federal. Câmara Técnica de Monitoramento de Homicídios e Feminicídios. Informações do acumulado: março de 2015 a maio de 2023.