Aos 26 anos, Collete DiVitto acabara de se formar na Clemson University. Ela se mudou para Boston na esperança de trabalhar e viver sozinha – mas os gerentes de contratação diziam que ela “não era uma boa opção”.
“Eu estava pronta para ser independente”, disse DiVitto, agora com 31 anos, à CNBC Make It. “[Mas] foi difícil encontrar emprego.”
Vindo de uma família de empreendedores, DiVitto – que nasceu com a doença genética síndrome de Down – tinha aspirações silenciosas de transformar seu hobby de cozinhar em seu próprio negócio. O processo parecia assustador, então sua mãe, Rosemary Alfredo, decidiu ensinar-lhe o básico para colocar um pequeno negócio em funcionamento.
Hoje, DiVitto é CEO e COO da Collettey’s Cookies, uma empresa de panificação em rápido crescimento que vende biscoitos on -line , nas lojas de conveniência 7-Eleven e na arena esportiva TD Garden, em Boston. A empresa sediada em Charlestown, Massachusetts, obteve US$ 1,2 milhão em receita vitalícia desde o lançamento em dezembro de 2016, de acordo com uma estimativa da CNBC Make It, que a empresa confirmou.
A Collettey’s Cookies também é lucrativa, diz a empresa – um feito nada fácil em uma indústria alimentícia assustadora.
A empresa tem 15 funcionários, muitos dos quais também têm deficiência, o que DiVitto diz ser intencional: Um mercado de trabalho desafiador é uma realidade infeliz para a maioria dos adultos com deficiência nos Estados Unidos. Em 2020, apenas 17,9% das pessoas com deficiência estavam empregadas, de acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA .
DiVitto diz que faz questão de treinar pessoalmente seus funcionários com deficiência, individualmente. “Criando mais empregos para pessoas com deficiência”, diz ela. “Essa é toda a minha missão.”
Elaborando uma receita para uma pequena empresa
O empreendedorismo está na família de DiVitto.
Seu avô materno era dono de uma pequena empresa de paisagismo. Hoje, Alfredo e seus irmãos possuem vários negócios. “Somos todos atrevidos e teimosos”, diz Alfredo, citando ambas como qualidades valiosas quando você trabalha por conta própria e tem a tarefa de tomar grandes decisões regularmente.
O primeiro passo de Alfredo para ensinar empreendedorismo: orientar DiVitto nas etapas logísticas de determinação de uma estrutura jurídica, registro da empresa, criação de um logotipo e criação de um site. Então, DiVitto – que cozinha desde os 4 anos – trouxe amostras de seus biscoitos de chocolate e canela para uma loja local de Boston chamada Golden Goose Market.
Talvez ela tenha tido sorte, ou as sobremesas estivessem realmente saborosas, ou ambos: o dono do mercado, intrigado, encomendou 100 pacotes de 12 biscoitos. “Compramos sacos de farinha de 20 quilos, levamos para nosso apartamento e pensamos: ‘Meu Deus, não sei o que vai acontecer’”, lembra Alfredo.
“Fiquei com muito medo no início”, acrescenta DiVitto. Mas fechar o negócio, diz ela, fez com que ela se sentisse “incrível e confiante. Nunca, jamais me senti assim em toda a minha vida.”
Na semana seguinte, a dupla garantiu espaço em uma cozinha comercial, dando a DiVitto mais espaço para fazer biscoitos. Ao todo, diz Alfredo, custou “menos de US$ 20 mil” em despesas do próprio bolso para fazer o negócio decolar – com a maior parte desse valor indo para o aluguel da cozinha.
E então, como diz Alfredo, a história de DiVitto “se tornou viral”.
DiVitto diz que vendeu 4.000 biscoitos nos primeiros três meses de negócio e mais de 550.000 desde o lançamento. Na segunda-feira, Collettey’s Cookies tinha mais de 40.000 seguidores no Facebook e mais de 28.000 no Instagram
Segundo a empresa: O biscoito de chocolate e canela da DiVitto – chamado “The Amazing Cookie” – continua sendo o mais popular das cinco opções de sabores da empresa.
Pagando antecipadamente para aspirantes a empreendedores
Quando se trata de desenvolver receitas e assar biscoitos, DiVitto é especialista e autoridade. “Minha mãe e também a família dela não sabem nada sobre panificação”, diz ela. Ela está na cozinha comercial seis dias por semana, geralmente começando a trabalhar às 4 da manhã
Ela também nasceu muito do peso do crescimento da empresa. Alfredo diz que a Collettey’s Cookies nunca recebeu financiamento externo, embora não por falta de tentativa: “Esse foi o nosso maior desafio, as pessoas questionando as habilidades [de DiVitto] e o sucesso potencial da empresa com ela como CEO e COO.”
Nadya Rousseau, fundadora e CEO da empresa de marketing e relações públicas Alter New Media, credita o sucesso de DiVitto a uma mistura de ambição e franqueza direta – os mesmos fatores, diz ela, que a levaram a trabalhar pro bono com a Collettey’s Cookies no início deste ano.
“Fiquei impressionado com o quão autêntica e direta ela era”, diz Rousseau. “Tantas pessoas têm camadas e mais camadas à sua frente e não conseguem simplesmente falar a verdade. Ela está sempre falando a verdade.”
Isso vai além dos cookies: em 2018, DiVitto e Alfredo lançaram uma organização sem fins lucrativos chamada Collettey’s Leadership Programs, que oferece workshops e serviços de orientação para pessoas com e sem deficiência.
Em agosto de 2021, DiVitto apareceu no reality show Peacock sobre empreendedores com deficiência, “ Born for Business ”. Ela também é autora de um livro infantil baseado em sua própria vida, “ Collette in Kindergarten ”, publicado no ano passado.
Olhando para o futuro, diz DiVitto, ela quer ajudar a criar mais empregos e fazer com que “as pessoas com deficiência se sintam bem consigo mesmas e ganhem dinheiro para viver de forma independente”.
“Não importa quem você seja, você pode fazer a diferença neste mundo”, diz ela.