É normal perder massa magra, incluindo músculos, durante qualquer tipo de intervenção para perda de peso, mas muita perda muscular pode ser um problema.
Por Kaitlin Sullivan
Os medicamentos para perda de peso aumentaram em popularidade no ano passado, ajudando alguns a perder quantidades dramáticas de peso – mas nem todo esse peso é gordura.
Parte disso é, na verdade, massa magra, que é tudo no corpo que não é gordura, incluindo ossos, órgãos e, principalmente, músculos.
“Quando olhamos para a redução de peso de qualquer intervenção, cerca de um terço do peso que perdemos tende a ser massa magra, e isso pode ser problemático”, disse o Dr. Jaime Almandoz, professor associado de medicina interna na Divisão de Endocrinologia. no UT Southwestern Medical Center, em Dallas. Essa perda de massa magra geralmente é do músculo. “A massa magra é mais saudável e está associada a um melhor metabolismo , portanto, quando perdemos massa magra, podemos perder um pouco dessa função.”
“Se você conseguir manter sua massa muscular, poderá ter uma perda de peso mais sustentada porque sua taxa metabólica não será reduzida”, disse o Dr. Louis Aronne, diretor do Centro de Controle de Peso Abrangente da Weill Cornell Medicine em Nova York.
Duas drogas em particular decolaram para perda de peso: semaglutida e tirzepatide. A semaglutida é a droga encontrada no Ozempic e Wegovy da Novo Nordisk ; tirzepatide é a droga do Mounjaro da Eli Lilly. Os medicamentos funcionam de maneiras ligeiramente diferentes, mas ambos suprimem o apetite, fazendo com que as pessoas consumam menos calorias.
A perda de peso tem efeitos complexos no organismo, principalmente nas fases iniciais. Quanto mais peso uma pessoa perde durante um curto período de tempo, mais massa muscular ela perde além da gordura, disse Almandoz.
Quando o corpo não está obtendo tanta energia dos alimentos, ele extrai das reservas de energia armazenadas como gordura e músculo, começando principalmente com a gordura. Embora seja normal que parte dessa energia extra seja extraída do músculo, o corpo pode precisar extrair mais energia do músculo se uma pessoa estiver perdendo uma quantidade significativa de peso rapidamente , como 5 a 10 libras por semana em vez de cerca de 2 libras .
“É por isso que tentamos enfatizar a perda de peso lenta e consistente, em vez da perda de peso rápida, onde é mais provável que você extraia suas reservas de energia” nos músculos, disse o Dr. Jonathan Purnell, endocrinologista e professor de medicina no Oregon Health e Instituto Knight Cardiovascular da Science University em Portland. Purnell fez trabalho de consultoria para a Novo Nordisk, de acordo com os Centros de Serviços Medicare e Medicaid.
“É também uma função de quão baixo você vai”, disse ele. “Depois de entrar na faixa de IMC saudável, é mais provável que você saia das reservas magras.”
Por que a massa muscular é importante
Apesar das preocupações com a perda de massa muscular, no final do período de perda dramática de peso, as pessoas podem realmente ter uma composição corporal mais saudável, ou seja, a proporção de massa magra – especialmente muscular – em comparação com a gordura.
“Embora a perda de massa magra seja preocupante, no final, você pode realmente acabar com um pouco mais de massa magra em comparação com outros componentes, como gordura corporal”, disse Almandoz, que trabalhou como consultor da Novo Nordisk e da Eli Lilly.
Isso é importante porque “o dano da obesidade não vem do aumento da massa muscular, mas sim do aumento da massa gorda, principalmente no abdômen”, de acordo com Aronne, que é consultor da Eli Lilly. Descobrir como perder gordura, mas não músculos, seria o “santo graal” da perda de peso, disse ele.
Um ensaio clínico de 2021 que testou os efeitos de perda de peso de Wegovy descobriu que, embora cerca de 40% do peso perdido tendesse a ser massa magra, incluindo músculos, ao final de 68 semanas, as pessoas que tomaram o medicamento tiveram um risco menor de problemas cardíacos. doença e melhor função física em comparação com um grupo placebo.
Quanto mais massa muscular uma pessoa tiver, melhor será a taxa metabólica de repouso ou o número de calorias que uma pessoa queima em repouso. Quando uma pessoa perde massa muscular, a taxa metabólica de repouso também diminui.
“Embora a massa corporal magra, que inclui massa muscular, tenha diminuído em termos absolutos, a proporção de massa corporal magra em relação à massa corporal total aumentou”, disse Allison Schneider, porta-voz da Novo Nordisk, fabricante de Wegovy e Ozempic, em um e-mail. .
Estudos mostraram resultados semelhantes para o medicamento tirzepatide, que é vendido sob a marca Mounjaro. Em um ensaio clínico de fase 3 , “uma redução na massa magra foi relatada em uma taxa semelhante à observada em tratamentos para obesidade baseados no estilo de vida”, disse Jessica Thompson, porta-voz da fabricante de tirzepatide Eli Lilly, em um comunicado por e-mail.
Uma nova análise dos dados do mesmo estudo descobriu que, após 72 semanas de uso do medicamento, cerca de 25% do peso perdido pelos participantes era massa magra. No entanto, os participantes tinham uma composição corporal mais saudável. Aronne, que trabalhou no estudo, apresentou as descobertas esta semana no Congresso Europeu sobre Obesidade em Dublin. A análise ainda não foi publicada em um periódico revisado por pares.
Como manter a massa muscular ao perder peso
Existem maneiras de mitigar a perda de massa magra durante a perda de peso, e pessoas com mais de 60 anos que já são mais propensas à perda muscular precisam estar particularmente atentas à construção muscular, disse a Dra. Juliana Simonetti, codiretora do Programa Integral de Controle de Peso da da Universidade de Utah em Salt Lake City.
Uma maneira é certificar-se de que você está comendo proteína suficiente, o que pode ser difícil de fazer ao usar medicamentos para perda de peso. A proteína é o bloco de construção do músculo; sem o suficiente, os músculos não são capazes de se construir e se reparar.
As pessoas devem consumir de 60 a 80 gramas de proteína todos os dias, o que pode ser difícil de conseguir apenas com a dieta, disse Purnell.
Simonetti disse que recomenda procurar suplementos de proteína, como proteína em pó, com baixo teor de açúcar e pelo menos 20 gramas de proteína por porção.
O exercício, especificamente o treinamento de resistência, também é uma parte crítica da manutenção da massa muscular durante a perda de peso, disse ela.
Para complicar as coisas, é difícil determinar se você está perdendo peso de gordura ou músculo sem equipamento especial. É por isso que as pessoas que tomam esses medicamentos devem manter contato próximo com sua equipe de saúde, disse Simonetti. Se você está perdendo peso rapidamente, provavelmente também está perdendo massa muscular.
“As pessoas devem ter uma equipe médica envolvida quando usam essas drogas para que possam monitorar não apenas a perda muscular, mas também a função renal, sal e eletrólitos”, tudo o que pode ser prejudicado pela perda dramática de peso, disse ela. A náusea – um efeito colateral comum dos medicamentos para perda de peso – também pode indicar insuficiência renal aguda se a pessoa não estiver bebendo água suficiente, acrescentou ela.
Atualmente, não há diretrizes para médicos que aconselham pacientes sobre medicamentos para perda de peso. Por enquanto, muitos médicos, incluindo Purnell, baseiam suas recomendações em diretrizes para pacientes de cirurgia bariátrica , uma vez que os efeitos da cirurgia na perda de peso são comparáveis aos observados com os novos medicamentos para perda de peso.
Almandoz disse que, uma vez que as drogas podem causar perda dramática de peso, os médicos precisam de recomendações apoiadas por pesquisas sobre se devem ou não dizer às pessoas que tomam as drogas para tomar vitaminas extras ou outros nutrientes. Também não está claro como essas recomendações podem ser diferentes para pessoas mais velhas.
“Existem muitas incógnitas com esses medicamentos, mas sabemos que eles são eficazes e trazem benefícios metabólicos e melhorias na qualidade de vida”, disse ele.