A deputada estadual Joana Darc (União Brasil), protetora dos animais, solicitou o apoio da população para ajudar a localizar um homem que foi filmado estuprando um cachorro de médio porte em Manaus.
O crime, que ocorreu no último dia 17, causou revolta na capital amazonense e chamou a atenção para uma prática criminosa que tem sido cada vez mais recorrente.
O suspeito foi detido pela Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), mas foi liberado após prestar esclarecimentos. Na residência do homem, foram encontrados dois animais, ambos da raça poodle, que foram resgatados pelas autoridades.
Nas imagens, que foram censuradas para não alimentar pessoas que consomem conteúdos de zoofilia, é possível ver o homem segurando o animal para que ele não fuja durante o ato criminoso.
Esse tipo de crime tem se tornado cada vez mais frequente no país, e as autoridades estão trabalhando para coibir essa prática criminosa. A deputada Joana Darc pediu à população: “Vamos deixar ele famoso? COMPARTILHE!
Lei sobre a prática de zoofilia
Embora exista uma lei de crimes ambientais que tipifica a prática de maus tratos aos animais, não há especificidade com relação à prática da zoofilia, o que dificulta a punição legal daqueles que a praticam. Embora haja um forte tabu e desaprovação social em relação a essa prática, a caracterização da zoofilia como um crime ainda é bastante obscura. De acordo com a atual legislação, apenas é possível punir alguém por zoofilia se os requisitos do Art. 32 da lei de crimes ambientais forem atendidos.