BRASÍLIA, 22 DE MARÇO DE 2023 – O BRB passou a ser formalmente considerado instituição fundamental para o desenvolvimento do Distrito Federal. O reconhecimento se deu com a aprovação, ontem, em segundo turno e redação final, da Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Distrito Federal.
O PELO reconhece o papel do BRB como instituição pública responsável pela implementação e operacionalização de políticas públicas, projetos e programas, de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.
“Estamos muito felizes com o reconhecimento do papel do BRB pelos deputados e pelo governo do Distrito Federal. Como Banco público, o BRB tem em seu DNA o trabalho em prol do desenvolvimento econômico, social e humano do Distrito Federal. Em 2019, o governador Ibaneis Rocha determinou que ampliássemos nosso papel nesse sentido. E estamos,desde então, trabalhando duro para colaborar na melhoria da prestação de serviços públicos à sociedade, de forma moderna e eficiente, concretizando sua função social”, afirma Paulo Henrique Costa, presidente do Banco.
Entre as ações desenvolvidas pelo BRB em prol da sociedade e como agente de fomento, estão a operacionalização de 14 programas sociais do Governo do Distrito Federal. De 2019 a 2022, foram feitos 4,4 milhões de lançamentos de benefícios com mais de R$ 1 bilhão repassados e mais de 251 mil famílias atendidas. Entre eles, destaque para os programas Prato Cheio, Cartão Material Escolar, Renova-DF e Cartão Gás.
O BRB também atua na operacionalização do Sistema de Mobilidade Urbana do DF desde novembro de 2019 e assumiu ainda parte do trabalho nas unidades do Na Hora. Junto ao GDF, também participa da entrega de medicamentos de alto custo, foi fundamental na construção do hospital acoplado de Samambaia, em meio à pandemia, viabilizou o programa de saúde dos servidores distritais, entre outras ações que fazem a diferença na qualidade de vida da população de Brasília.