JERUSALÉM (AP) – Um dos mais antigos manuscritos bíblicos – uma Bíblia hebraica quase completa de 1.100 anos – será colocada à venda por US $ 30 milhões.
O Codex Sassoon que é um tomo de pergaminho manuscrito e encadernado em couro contendo quase a totalidade da Bíblia hebraica, deve ser colocado à venda na Sotheby’s (sociedade de vendas por leilão) em Nova York em maio.
A Sotheby’s buscará atrair instituições e colecionadores para o maior lance. Colocando o preço em US $ 30 milhões a US $ 50 milhões.
Na quarta-feira, o Museu ANU do Povo Judeu de Tel Aviv abriu uma exposição de uma semana do manuscrito, parte de uma turnê mundial do artefato no Reino Unido, Israel e Estados Unidos antes de sua venda esperada, na quarta-feira.
“Existem três Bíblias hebraicas antigas deste período”, disse Yosef Ofer, professor de estudos bíblicos na Universidade Bar Ilan de Israel: o Codex Sassoon e Aleppo Codex do século 10, e o Leningrad Codex, do início do século 11.
Apenas os Manuscritos do Mar Morto e um punhado de textos fragmentados do início da Idade Média são mais antigos, e “uma Bíblia hebraica inteira é relativamente rara”, disse ele.
Se o preço-alvo for atingido, o Codex Sassoon poderá não apenas eclipsar o documento judaico mais caro já vendido – a venda em 2021 do Luzzatto Machzor, um livro de orações do século 14, por US$ 8,3 milhões. Também poderia quebrar o recorde de documento histórico mais caro já vendido em leilão público. Essa honra é atualmente mantida por uma cópia de 1787 da Constituição dos EUA vendida em 2021 por US $ 43 milhões.
Yoel Finkelman, ex-curador de Judaica na Biblioteca Nacional de Israel, disse que os preços dos manuscritos judaicos dispararam nos últimos anos, mas o alcance proposto pela Sotheby’s é “uma liga diferente”.
Poucas instituições, e apenas um pequeno punhado de colecionadores ultra-ricos, poderiam pagar tal preço. Há precedentes, no entanto, de museus unindo forças para comprar manuscritos premiados ou filantropos doando suas compras para bibliotecas e outros órgãos.
Ukeles disse que a Biblioteca Nacional conseguiu comprar sete dos manuscritos de Sassoon quando sua coleção foi leiloada na década de 1970, “mas este escapou. E para nós, esta é uma oportunidade de trazer este grande tesouro para casa.”
Segundo levantamento do portal S&DS a Igreja Universal do Reino de Deus, comandada pelo líder espiritual Edir Macedo, teria interesse na compra.