Collier, John; Lilith; Atkinson Art Gallery Collection; http://www.artuk.org/artworks/lilith-65854

Antes da criação de Adão e Eva, outro ser já se fazia presente na presença de Deus, conhecido como Luzbell.

Antes de Adão e Eva e, mesmo o ser humano existir, no Céu já existia um anjo chamado Lúcifer (Luzbell – aquele que brilha) o qual Deus Jeová o colocou numa posição de querubim da guarda, uma cargo de grande destaque em relação aos demais anjos.

Art Gallery Collection – Lilith (1887) by John Collier

Mesmo sendo um anjo bom, Isaías 14 registra a escolha que ele fez.

“Rei da Babilônia, brilhante estrela da manhã, você caiu lá do céu! Você, que dominava as nações, foi derrubado no chão! Antigamente você pensava assim: “Subirei até o céu e me sentarei no meu trono, acima das estrelas de Deus. Reinarei lá longe, no Norte, no monte onde os deuses se reúnem. Subirei acima das nuvens mais altas e serei como o Deus Altíssimo.” (Isaías 14:12-14)

A hipérbole de Lúcifer foi acreditar que ele, Deus e os anjos teriam vindo à existência ao mesmo tempo. Sendo difícil aceitar que Deus o havia criado. Por isso, em razão de seu orgulho, liderou uma revolta contra Deus no Céu.

Com isso, Deus lançou Lúcifer e seus seguidores em trevas – ver (Is 14:12, 15).

“E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a Terra, e, com ele, os seus anjos”. Apocalipse 12:9

Jardim do Éden

Adão e Eva foram o primeiro homem e a primeira mulher a habitarem o Jardim do Éden, criado por Deus. Nele podiam encontrar todo o tipo de árvores de fruto, diversos tipos de animais e água em abundância para se alimentarem e cultivarem o Jardim.

Tigela mágica com texto de encantamento para afastar o demônio Lilith, século 5-6

Atribuir Lilith como primeira mulher de Adão, não passa de relatos de uma lenda vazia, o diabo que pode se apresentar de diversas maneiras, até mesmo como Lilith, busca a todos os instantes desmerecer a criação de Deus e atribuir dúvidas sobre sua existência, com isso apresenta fora do contexto da Bíblia, Lilith, como primeira mulher de Adão que havia nascido de um vazio. 

“E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilite (Lilith) pousará ali, e achará lugar de repouso para si”. Isaías 34:14

E os frequentadores de regiões áridas terão de encontrar-se com animais uivantes, e até mesmo o demônio caprino+ chamará o seu companheiro. Sim, ali o curiango (Ave de hábitos noturnos, pardo-amarelada, com pintas pretas e que mede cerca de 30cm)* certamente ficará em repouso e achará para si um lugar de descanso.+

LILITH

Ou “aos sátiros”. Lit.: “aos bodes (aos peludos ou hirsutos)”, M; Vg: “aos demônios”; LXX: “às coisas insensatas”.Ou “estão cometendo fornicação (imoralidade)”.“os demônios caprinos”.

*Com referências de JW.ORG,  ARC  tradução mais antiga, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, Sociedade Bíblica Internacional.