Uma menina que foi sequestrada em um shopping em 2018 foi encontrada viva e bem a milhares de quilômetros de distância.
Aranza Maria Ochoa Lopez, de oito anos, foi levada por sua mãe biológica quando estava em visita autorizada, mas agora apareceu no México, disse o FBI.
Aranza foi sequestrado durante uma visita supervisionada pelo tribunal a um shopping em Vancouver, Washington, em 25 de outubro de 2018.
O FBI continuou a caçar Aranza e ofereceu uma recompensa de $ 10.000 por informações que levassem a sua localização.
Aranza foi levado de volta para um local não revelado nos Estados Unidos pelo FBI.
Richard A. Collodi, agente especial encarregado do escritório de campo do FBI em Seattle, disse que a polícia nunca desistiu de encontrar Aranza.
“Por mais de quatro anos, o FBI e nossos parceiros não desistiram de Aranza”, disse ele.
“Nossa preocupação agora será apoiar Aranza enquanto ela inicia sua reintegração nos EUA.”
Sua mãe, Esmeralda Lopez-Lopez, foi presa em 2019 no México depois de fugir por cerca de um ano.
Ela se confessou culpada em janeiro de 2021 de sequestro e roubo em segundo grau e interferência na custódia de primeiro grau no Tribunal Superior do Condado de Clark.
Lopez-Lopez foi condenada a 20 meses de prisão, mas sua filha continua desaparecida.
Na época, Lopez-Lopez disse que não sabia mais onde estava sua filha.
A promotoria revelou que ela estava ajudando os investigadores a procurá-la, relata o Columbian.
Agora as autoridades mexicanas conseguiram localizá-la em fevereiro em Michoacán, um estado no oeste do México.
O FBI ainda está revelando mais detalhes sobre como Aranza foi rastreada e com quem a criança estava quando foi encontrada.
Atualmente, tudo o que a agência está dizendo é que um cartaz de pessoa desaparecida foi emitido e os agentes conseguiram determinar que Aranza havia sido levado para o México.
Isso ocorre depois que uma menina de 14 anos desaparecida foi encontrada viva e grávida depois que a polícia a encontrou escondida dentro de um guarda-roupa.
A adolescente sem nome desapareceu em 2021, mas um ano depois ela finalmente se reuniu com seu pai após a terrível provação.
A polícia foi avisada por um membro do público antes de revistar a casa em Port Huron, Michigan, e ficou surpresa ao encontrar o jovem lá dentro.
Ela foi descoberta dentro do guarda-roupa do corredor, a poucos metros de onde os ocupantes estavam sentados, apesar das alegações de que nunca tinham visto a adolescente.
Os quatro ocupantes do endereço inicialmente se recusaram a deixar os policiais entrarem até que eles voltassem com um mandado de busca – que os policiais disseram ser uma enorme bandeira vermelha.