Lula convidou a cantora baiana Margareth Menezes, 60 anos, para assumir o Ministério da Cultura em seu terceiro mandato como presidente do Brasil. Margareth não confirma se vai aceitar ou não a pasta.
O cantor Gilberto Gil foi ministro da Cultura durante a primeira e boa parte do segundo mandato de Lula, sendo substituído pelo secretário executivo da Cultura, Juca Ferreira.
Orlando Silva de Jesus Júnior foi ministro dos Esportes nos governos Lula e Dilma Rousseff.
Tanto no governo Lula quando no de Dilma Rousseff, a participação dos negros é restringida às pastas da Cultura e dos Esportes, uma clara demonstração do apequenamento da participação dos mais de 56,1% dos brasileiros negros e pardos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O presidente Lula (PT) afirmou na sexta-feira (9/12) que a composição de seus ministérios será “a cara da sociedade brasileira” e incluirá desde mulheres, negros e indígenas.
Lula, a “cara da sociedade brasileira” precisa refletir a cara do poder político, não sectarizando e estigmatizando a população negra à cultura e esportes.