Doze Centros de Especialidades Odontológicas do Distrito Federal trabalham agora conforme Acordos de Gestão Local (AGL). Os documentos foram assinados, nesta segunda-feira (20), na Secretaria de Saúde, e trazem metas a serem alcançadas no atendimento à população, como números de procedimentos básicos, de periodontia, endodontia e cirurgia oral.
“Não se trata só de um ato burocrático, mas sim de um reflexo do compromisso que nós estamos fazendo com a qualidade da assistência na odontologia do Distrito Federal”, afirmou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. Os acordos envolvem duas unidades da Região Central de Saúde, duas da Oeste, uma da Centro-Sul, duas a Sudoeste, uma da Sul, duas da Norte e a do Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB).
Para a superintendente da Região de Saúde Norte, Sabrina Gadelha, os Acordos de Gestão Local ajudam a traçar objetivos claros. “Esse acordo vai trazer um incentivo a mais para o profissional. Ele tem agora metas para cumprir e com isso vai melhorar a assistência para a população”, disse.
O Programa de Gestão Regional da Saúde começou a ser implantado no DF em 2017 e a meta é atingir todas as unidades de saúde até 2023. As ações incluem capacitação de gestores e servidores, levantamento de metas e levantamento sociodemográfico de todas as regiões de saúde.
Hoje, já têm acordos de gestão as superintendências regionais de Saúde, as 176 unidades básicas de saúde, as policlínicas, o Hospital de Apoio de Brasília, Hospital Materno Infantil de Brasília, Hospital São Vicente de Paulo e o Complexo Regulador do DF.