A realização de sonhos vem por meio de muita dedicação, apoio e perseverança. Foi assim com os 14 estudantes do Centro Educacional 104 do Recanto das Emas recentemente aprovados na terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB). Hoje, os jovens comemoram esse grande passo em carreiras de medicina, engenharia, direito, saúde coletiva, ciências econômicas, farmácia, serviço social, ciências sociais, letras, arquitetura e psicologia.
“Mesmo no contexto da pandemia, professores e estudantes entenderam que o objetivo educacional da aprendizagem deveria continuar acontecendo” Felipe Renier, diretor do CED 104
O momento de celebração carrega uma vitória coletiva de estudantes e profissionais da educação que moveram barreiras para superar uma marca negativa que carimbou a escola, mas estimulou a transformação. Em 2012, o CED 104 ficou conhecido como a segunda pior escola do país. Agora, a reviravolta começa a colher os frutos de projetos e esforços educacionais.
“Para mudar a realidade, um trabalho firme na disciplina e na valorização dos atores que compõem a educação foi proposto”, conta o diretor do CED 104, Felipe Renier. “Temos professores que trabalham continuamente com atividades diferenciadas, como aulões interdisciplinares, obras do PAS, cinedebate e aulas práticas.”
Renier conta que reprovações, evasões e vandalismo no ambiente escolar perderam espaço. Hoje, o ambiente receptivo e bem-cuidado estimula a prática da aprendizagem. “Mesmo no contexto da pandemia, professores e estudantes entenderam que o objetivo educacional da aprendizagem deveria continuar acontecendo”, diz. “Essa consciência está presente de forma cultural em nossa escola.”
A prova da superação
Talita Melo, aprovada em medicina, é o exemplo da dedicação que passou a ocupar as salas de aula do CED 104. Aos 19 anos, ela agradece o incentivo que teve no decorrer da vida escolar na rede pública e lembra aos outros estudantes que é importante lutar pelos sonhos. “Todas as escolas das quais fui aluna me deram um suporte maravilhoso”, relata. “A educação transforma, e precisamos agir. É necessário romper barreiras. Todos somos capazes de alcançar o que queremos. Nunca imaginava que iria conseguir isso; hoje, parece que sonho acordada”.
Talita conta que nem sempre pensou em cursar medicina – a vontade veio aos poucos. Como sempre gostou de todas as disciplinas, passou um período indecisa, mas encontrou, no desejo de ser médica, o impulso para fazer a diferença na vida das pessoas. “É importante para mim que a minha formação seja humana, então espero ser lembrada pelos meus pacientes por ter tido empatia e ter sido cordial”, afirma.
A perseverança também é uma constante na vida do estudante Samuel Victor Teixeira, de 18 anos. O jovem, aprovado em engenharia mecatrônica, conta que foi a paixão pela matemática e a curiosidade por robótica que guiaram a escolha profissional. Para Samuel, as experiências em sala de aula foram essenciais no processo de ingresso na UnB. Ele conta que, além de sua matéria favorita ser matemática, o professor da disciplina, Lucas Araújo, foi um grande apoio para a conquista.
“O CED 104 sempre apoia e incentiva os estudantes a fazerem o PAS, por ser um método que aprova muita gente para a UnB”, diz o jovem. “Os professores sempre tentam passar atividades com as obras do edital para que os alunos possam aprender sobre elas para fazer a prova. O suporte é muito grande”, ressalta.
Samuel lembra que houve momentos em que não acreditou que passaria na prova. Hoje, ele diz que a felicidade toma conta e mostra que o esforço e a dedicação trouxeram um grande fruto.
*Com informações da Secretaria de Educação