É difícil acreditar agora que a Alemanha, a maior e mais bem-sucedida economia da Europa, era conhecida como o “homem doente da Europa” no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
A economia da Alemanha cresceu sob a liderança da chanceler cessante Angela Merkel, a líder conservadora que chefiou o governo nos últimos 16 anos. Em 2019, antes da pandemia Covid-19, um quarto (24,7%) de todo o produto interno bruto da União Europeia era gerado pela Alemanha, de acordo com o Eurostat.
A CNBC criou cinco gráficos observando diferentes partes da economia e da sociedade da Alemanha durante o mandato de Merkel. Eles mostram que seu legado não é apenas de prosperidade, mas também de oportunidades perdidas e erros, de acordo com alguns especialistas políticos.
PIB
A economia alemã voltada para a exportação, baseada fortemente na manufatura, cresceu continuamente durante o tempo de Merkel no cargo, mostra este gráfico, e ultrapassou em muito seus rivais no Reino Unido e na França.
Produto Interno Bruto
Quando Merkel assumiu o poder em 2005, vale lembrar que a economia alemã havia passado por uma recessão apenas dois anos antes. No ano em que ela assumiu o cargo, o PIB da Alemanha foi de 2,3 trilhões de euros (US $ 2,6 trilhões), mostram os dados do escritório federal de estatísticas da Alemanha . Em 2020, era mais de 3,3 trilhões de euros.
A taxa de desemprego também caiu durante o mandato de Merkel, de 11,1% em 2005 para 3,8% em 2020, de acordo com dados do Banco Mundial.
A Alemanha tem uma das taxas de desemprego mais baixas da UE (embora não seja a mais baixa, esse prêmio vai para seu vizinho, a Holanda). No entanto, a taxa de desemprego na Alemanha é respeitosamente baixa; em julho de 2021, a taxa de desemprego situava-se em 3,6%, ao passo que para os menores de 25 anos a taxa era superior, situando-se em 7,5%, mostram os dados do Eurostat .
Desemprego
Os analistas do Goldman Sachs, avaliando o legado de Merkel, observaram que, embora Merkel tenha tido um “grande sucesso” na redução da taxa de desemprego, “muito do declínio no desemprego estrutural provavelmente resultou das reformas de seu predecessor (Gerhard Schroeder) e foi seguido por uma década de salários reais estagnados. ”
Angela Merkel em visita a uma usina siderúrgica em 30 de agosto de 2005, em Georgsmarienhuette, Alemanha. Thomas Imo | Photothek | Getty Images
Os analistas observaram que os governos de Merkel haviam, no entanto, “mantido finanças públicas sólidas e adotado o freio da dívida constitucional, mas responderam vigorosamente em tempos de crise, protegendo com sucesso o mercado de trabalho com o programa” Kurzarbeit “em 2008 e 2020.”
Kurzarbeit se refere ao esquema de trabalho de curto prazo da Alemanha, segundo o qual os empregadores reduzem as horas de trabalho de seus funcionários em vez de dispensá-los em tempos de crise, como a pandemia de Covid.
Imigração
Uma área em que a Alemanha difere nitidamente de suas contrapartes França e Reino Unido é o cenário de imigração sob Merkel. E talvez seja nesta área onde sua chancelaria enfrentou elogios generalizados e também atraiu polêmica.
Imigrantes sírios e iraquianos dormem nos trilhos da ferrovia esperando para serem processados na fronteira com a Macedônia, 2 de setembro de 2015 em Idomeni, Grécia. Desde o início de 2015, o número de migrantes que usam a chamada ‘rota dos Balcãs’ explodiu, com migrantes chegando à Grécia vindos da Turquia e viajando pela Macedônia e Sérvia antes de entrar na UE pela Hungria. O número de pessoas deixando suas casas em países devastados pela guerra, como a Síria, marca a maior migração de pessoas desde a Segunda Guerra Mundial. Getty Images
No auge da crise migratória na Europa em 2014-2015, centenas de milhares de migrantes entraram na UE, muitos deles fugindo da guerra civil na Síria. Discussões eclodiram dentro do bloco sobre como distribuir os requerentes de asilo de forma justa entre as nações da UE, com os países do Leste Europeu recusando e fechando suas fronteiras.
Merkel tomou a ousada decisão de fazer o oposto, abrindo as fronteiras da Alemanha e permitindo que mais de 1 milhão de refugiados e migrantes entrem na Alemanha em 2015, um movimento refletido no gráfico abaixo. Os dados de imigração do Eurostat datam de 2008.
Número total de imigrantes de longa duração que chegam por ano
A política de Merkel sobre a migração nessa época foi vista como um catalisador para que os eleitores de direita se reunissem para o partido Alternativa anti-imigração para a Alemanha. Em 2021, porém, sua participação na votação havia diminuído, com o partido acumulando 10,3%.
Renda disponível
A renda familiar disponível na Alemanha também aumentou de forma constante. Quando ela assumiu o comando da chancelaria pela primeira vez em 2005, os níveis de renda familiar na Alemanha, no Reino Unido e na França não eram tão diferentes, mas com o tempo, a diferença aumentou com a Alemanha avançando.
Na Alemanha, o rendimento disponível bruto ajustado das famílias per capita era de 30.142 euros em 2019, enquanto era de 25.155 euros no Reino Unido e de 26.158 euros na França, segundo dados do Eurostat .
Rendimento bruto disponível ajustado das famílias per capita
Uma questão destacada pelas discussões sobre a renda familiar na Alemanha é o crescente fosso entre ricos e pobres. Particularmente uma divergência entre o leste e o oeste do país, refletindo um legado dos dias pré-unificação da Alemanha em 1990.
Em 2020, a OCDE observou que, embora as diferenças entre as regiões alemãs, em termos de PIB per capita, tenham diminuído nos últimos 18 anos, “as disparidades regionais entre permanecem acima da mediana dos países da OCDE, com Hamburgo tendo mais de duas vezes o PIB per capita do que Mecklenburg-Vorpommern (um estado vizinho). ”
Os compradores procuram itens à venda em uma loja de presentes em Mannheim, Alemanha. Krisztian Bocsi | Bloomberg | Getty Images
Como a Euromonitor International observou em um relatório de setembro , “apesar do crescimento da renda e das iniciativas para promover a igualdade de renda, as disparidades regionais persistem entre as partes oriental e ocidental da Alemanha”.
Investimento público
Uma das principais críticas feitas ao governo de Merkel é que ele negligenciou gastos e investimentos em infraestrutura por causa de sua aparente relutância em tomar dinheiro emprestado e perturbou sua adesão estrita a um orçamento equilibrado, com o agora infame “schwarze Null” ou “black zero” regra orçamentária vista como um símbolo da obsessão da Alemanha por economizar .
A deterioração da infraestrutura na Alemanha foi atribuída a essa falta de gastos, e o governo foi amplamente criticado por reduzir os empréstimos e gastos em um momento em que poderia ter feito empréstimos baratos, devido ao ambiente de baixas taxas de juros. Outros criticaram a falta de gastos da Alemanha e a menor demanda da Alemanha criou desequilíbrios na zona do euro.
Formação bruta de capital fixo (% de crescimento anual)
“O fracasso do governo alemão (entre outros) em se envolver em gastos financiados por dívida após as crises de 2008 e 2011 contribuiu substancialmente para a falta crônica de demanda privada, um balanço de poupança e investimento inclinado e distorção global e intra-euro desequilíbrios comerciais da zona ”, disse Stefan Koopman, economista de mercado sênior do Rabobank, em uma nota.
Um pôster da eleição nacional para o partido da União Democrática Cristã (CDU) perto de uma construção de apartamentos residenciais no distrito de Mitte, em Berlim, em 2021. Após anos de baixos níveis de investimento em infraestrutura pública, há um amplo consenso entre todos os partidos políticos de que mais serão necessários na próxima década. Bloomberg | Bloomberg | Getty Images
O gráfico acima mostra níveis desiguais de formação bruta de capital (anteriormente conhecido como investimento interno bruto) na Alemanha, no Reino Unido e na França desde 2005.
A formação de capital consiste em gastos com acréscimos aos ativos fixos da economia, como benfeitorias, aquisição de instalações, maquinários e equipamentos, construção de estradas, ferrovias e semelhantes, incluindo escolas, escritórios e hospitais.
Investir nessa infraestrutura é o que o próximo governo da Alemanha deve enfrentar, observam os especialistas.
É amplamente reconhecido que a Alemanha não pode adiar os tão necessários gastos em infraestrutura por muito mais tempo, no entanto, e à medida que as negociações da coalizão estão ocorrendo para formar um novo governo, muita atenção está sendo focada em até que ponto cada parte envolvida poderia pressionar por uma flexibilização fiscal.
Clima
Merkel se transformou na principal liderança política da União Europeia e uma das maiores defensoras da ação global contra a mudança do clima, a tal ponto que ela mesma se autodenominou a “chanceler do clima” para os alemães.