Até mesmo os deputados que se dizem defensores do Sistema Único de Saúde (SUS) como os distritais Jorge Vianna (Podemos) e Arlete Sampaio (PT) recorrem à rede privada.
Levantamento do portal Saúde & Direitos Sociais demonstra que dos 24 deputados distritais, apenas um – Rodrigo Delmasso (Republicano) esteve no dia 18 de janeiro de 2020, na rede pública de saúde do Distrito Federal, no Hospital do Guará, conforme Guia de Atendimento de Emergência – GAE.
O distrital Jorge Vianna (Podemos), que é técnico de enfermagem, que diz assumir a bandeira em defesa do SUS, recorreu à rede privada de saúde para realização de uma recente cirurgia no Hospital DF Star, paga pelo plano de saúde da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
A deputada distrital e ex-vice-governadora, a médica Arlete Sampaio (PT), também traz consigo a defesa da saúde pública de qualidade, porém, não é de praxe ao SUS recorrer.
A defesa da saúde pública virou apenas ‘jargão eleitoreiro‘ daqueles que nem no SUS querem comparecer.
O restante dos 23 parlamentares – do total de 24 distritais -, fizeram uso do SUS apenas para tomarem a vacina contra a Covid-19, isso porque a rede privada não pode adquiri-las ainda.
Deputados Federais e Senadores do DF
Entre os deputados federais e senadores eleitos pelo DF, o levantamento não encontrou nenhuma passagem de Vossas Excelências pelo SUS, situação bastante contraditória por parte daqueles que por anos permanecem com o discurso de Educação de qualidade, mas seus filhos estudam nos melhores colégios particulares e Saúde de qualidade, porém recorrem a rede privada de saúde, sempre!