Um homem entra em um centro de vacinação Covid-19 em Estocolmo, Suécia, em 6 de maio de 2021.Wei Xuechao | Xinhua | Getty Images
LONDRES – Cientistas suecos estão tentando descobrir se incentivos em dinheiro poderiam motivar as pessoas a serem vacinadas contra a Covid-19.
Pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, iniciaram um estudo que testará várias maneiras de estimular a adoção da vacina, com 8.200 pessoas não vacinadas com menos de 60 anos de idade participando.
Os lançamentos da vacina Covid-19 estão em estágios diferentes nas regiões suecas, mas muitos agora estão oferecendo a vacina a todos os adultos maiores de 18 anos. De acordo com a Agência de Saúde Pública da Suécia, as vacinações para jovens de 16 e 17 anos provavelmente serão implementadas fora de agosto.
O país evitou polêmica medidas de bloqueio no início da pandemia, mas depois impôs algumas regras como o uso de máscaras, já que sua população foi atingida por um pico de casos de coronavírus no inverno.
No ensaio da Universidade de Lund, os participantes foram alocados aleatoriamente em uma das quatro técnicas de motivação. O primeiro grupo recebeu informações sobre as vacinas disponíveis – na Suécia, são as vacinas Pfizer-BioNTech, Janssen e Moderna para menores de 60 anos. A segunda coorte foi solicitada a formular um argumento que eles acreditavam que convenceria outra pessoa a tomar a vacina, enquanto a terceira foi solicitada a fazer uma lista de entes queridos que eles gostariam de proteger com a vacina. Finalmente, uma quarta técnica de pagar as pessoas para serem vacinadas foi usada em alguns dos participantes do estudo.
Vários participantes também foram usados como grupo de controle e não foram submetidos a nenhum método de motivação específico – no entanto, foram “encorajados” a se vacinar.
A pesquisa começou no início deste ano, com cientistas esperando resultados provisórios em setembro. A “intenção de vacinar” dos participantes – se eles querem ser vacinados no primeiro mês após a vacina se tornar disponível para eles – e os dados oficiais que mostram se eles realmente estão vacinados serão usados para medir o sucesso das quatro técnicas motivacionais do estudo.
Armando Meier, economista que é co-autor do estudo, disse à CNBC por telefone na segunda-feira que as intenções declaradas das pessoas não necessariamente correspondem às suas ações. Em uma pesquisa com os participantes no início do estudo, 80% disseram que receberiam a vacina um mês depois de oferecida a eles. No entanto, Meier disse que a taxa de aceitação real mostrou que o número de pessoas que realmente aceitaram a injeção foi muito menor.
Atualmente, 39% da população da Suécia está totalmente vacinada, enquanto 22% da população recebeu uma dose de uma vacina, de acordo com o Our World in Data.
“Não vemos uma hesitação particularmente alta da vacina na Suécia quando comparada a outros [países], mas sabemos que as taxas de vacinação estão se estabilizando, especialmente entre os jovens”, disse Meier. “Eu não diria que os suecos são particularmente hesitantes em vacinar ou pró-vacina, mas definitivamente temos uma grande vontade de ser vacinados.”
Meier acrescentou que é difícil prever qual dos métodos do estudo pode ser mais eficaz para aumentar as taxas de vacinação.
“Muitos governos acreditam claramente que direcionar a pró-socialidade das pessoas dizendo a elas, ‘a vacina não apenas protege você, mas também protege os outros’, é uma estratégia eficaz, porque é disso que trata grande parte das mensagens”, disse ele à CNBC. “Ao mesmo tempo, também vemos que muitos países enfatizam a informação, então eles acham que, contanto que informem as pessoas que as vacinas são seguras e eficazes, isso resolverá o problema – com base em pesquisas anteriores em ciências sociais, não é assim claro se isso é realmente tão atraente. ”
No que diz respeito à recompensa financeira, Meier admitiu que o estudo deu um “incentivo um tanto pequeno”. Os participantes do estudo que receberam uma recompensa monetária por terem sido vacinados receberam 200 coroas suecas (US $ 23) para receber sua vacina, que foi paga na forma de um cartão-presente que poderia ser usado na maioria das lojas online.
“Isso realmente deveria motivar as pessoas que basicamente já querem ser vacinadas, mas de alguma forma elas não encontram tempo ou simplesmente acham que é muito incômodo”, disse Meier. “Isso lhes dá um pouco mais de motivação para realmente serem vacinados. E acho que muitos economistas pensariam que esses incentivos funcionam melhor.”
Estratégias em toda a Europa
Em outros lugares da Europa, os governos estão usando métodos alternativos para aumentar a aceitação da vacina.
Os legisladores franceses aprovaram regras que exigirão que as pessoas apresentem prova de vacinação ou um recente teste negativo de Covid-19 para entrar em instalações como museus e cinemas a partir de agosto. Enquanto isso, os profissionais de saúde franceses devem ser vacinados até 15 de setembro ou serão suspensos.
No dia seguinte ao anúncio do presidente Emmanuel Macron da entrada em vigor dessas medidas, 1,3 milhão de pessoas na França marcaram consultas de vacinação .
O principal conselheiro da chanceler alemã Angela Merkel, Helge Braun, disse à mídia alemã no domingo que os indivíduos não vacinados não podem esperar as mesmas liberdades daqueles que foram totalmente vacinados. No entanto, a questão aparentemente dividiu os legisladores alemães .
Apenas 49% da população alemã foi totalmente vacinada contra a Covid-19, de acordo com Our World in Data. Na França, isso cai para 44%, mostram os dados.
Na Inglaterra, será obrigatório que os funcionários do asilo sejam vacinados a partir de outubro.