Mais uma importante obra para o trânsito do DF vai sair do papel: será assinada nesta segunda (21) a ordem de serviço para o início da construção do viaduto da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig). O Governo do Distrito Federal (GDF) vai investir cerca de R$ 27 milhões na estrutura, que fica na intersecção da Epig com o Sudoeste e o Parque da Cidade. A obra vai gerar aproximadamente 300 empregos.
O viaduto da Epig, que se chamará Luiz Carlos Botelho, é um dos 49 que estão em construção, manutenção ou que o GDF já entregou desde 2019. O investimento nessas obras, até agora, é de aproximadamente R$ 280 milhões. Isso mostra o compromisso deste governo em trabalhar para garantir mais segurança, conforto e agilidade para os motoristas que trafegam pela região, diariamente.
A Epig é uma via de ligação para as saídas Oeste e Sul do DF. A partir da nova estrutura, os semáforos na região serão removidos, para melhorar a mobilidade da via na altura do Sudoeste, que atualmente sofre com constantes retenções de veículos.
Os trevos na Epig serão construídos em trincheiras, de forma subterrânea. Com a mudança, quem sair do Parque da Cidade em direção ao Sudoeste não terá mais de passar por semáforos e retornos; seguirá direto para a avenida das Jaqueiras, passando sob a Epig. Também vai permitir a saída do Sudoeste, na altura da avenida, e o acesso à estrada parque no sentido Plano Piloto — e vice-versa — sem a necessidade de retorno.
Em breve, outras duas obras de arte sairão do papel. A licitação do viaduto do Riacho Fundo deve ser realizada na próxima quarta (23), enquanto a do Itapoã-Paranoá vai ser concretizada em 6 de julho
O secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho, destaca o impacto que a estrutura terá para os acessos às saídas Oeste e Sul . “Esta é mais uma importante obra que compõe o Corredor Eixo Oeste que tiramos do papel. Esse viaduto vai trazer mais fluidez ao tráfego desde a EPTG até o Eixo Monumental”, explica.
Esta visão é reforçada pelo diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Jr, que evidencia os benefícios do viaduto da DF-011, como é conhecida a Epig. “Com esta nova obra de arte especial, terá fim o gargalo que se forma tanto na entrada quanto na saída da estrada, principalmente nos horários de pico. É mais uma rodovia contemplada com uma grande obra para melhorar a mobilidade no DF”, afirma.
Já a administradora regional do Sudoeste/Octogonal, Tereza Lamb, ressalta os benefícios que a estrutura vai trazer para o trânsito interno do Sudoeste, Octogonal e adjacências. “Será importante para a população não só da região como também de todo o DF poder trafegar sem os semáforos e retornos, pois os veículos poderão circular de forma mais rápida e fluida”, aponta.
Mais obras pelo DF
O Viaduto do Torto, que faz parte do Complexo Viário Governador Roriz , foi construído a um custo de R$ 90 milhões e foi a última parte da ligação Torto – Colorado entregue pelo GDF. Já no Recanto das Emas, o tão esperado viaduto que vai desafogar a entrada da região está com as obras a todo vapor.
Em breve, outras duas obras de arte sairão do papel. A licitação do viaduto do Riacho Fundo deve ser realizada na próxima quarta (23), enquanto a do Itapoã-Paranoá, ao que tudo indica, vai ser concretizada em 6 de julho. Nas duas construções, o GDF pretende investir, respectivamente, cerca de R$ 17 milhões e R$ 35 milhões.
Na região do Jardim Botânico, o governador Ibaneis Rocha anunciou recentemente a construção de um viaduto nas proximidades do balão da Escola de Administração Fazendária (Esaf). O investimento aproximado será de R$ 20 milhões e, no momento, o GDF trabalha para conseguir as licenças ambientais do projeto.
A saída Norte do DF, que já foi presenteada com o Complexo Viário Governador Roriz, também contará com dois novos viadutos que irão ajudar no fluxo de carros que trafegam pela região. A expectativa é que o de Sobradinho seja liberado para licitação pela Caixa Econômica Federal na próxima semana. Com projeto aprovado, o GDF irá investir em torno de R$ 34 milhões na obra.
O viaduto de Planaltina também já possui projeto aprovado e, no momento, o GDF trabalha para definir o orçamento e os recursos financeiros para custear a obra.
Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon