A inscrição deve ser feita pela internet, no portal da Secretaria de Saúde . A imunização terá início na próxima terça-feira (4)
A Secretaria de Saúde alerta que, se a veracidade dos dados informados no momento do agendamento não for comprovada, o ato será passível de denúncia junto à força tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A aplicação da segunda dose está condicionada à apresentação do cartão de vacinas, com a comprovação da primeira dose.
Clique em Vacinação COVID-19 para ser direcionado ao cadastro.
Todo cidadão entre 18 e 59 anos, com as seguintes doenças pré-existentes apresentadas abaixo, deverá se cadastrar para posteriormente agendar a vacinação, conforme liberação de vagas a serem anunciadas no site da Secretaria de Saúde.
Veja as comorbidades abaixo:
- Diabetes melitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
- Hipertensão Arterial estágio 3
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA
- Insuficiência cardíaca (IC)
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e pericardiopatias
- Doenças da Aotya, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênita no adulto
- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos
- Doença cerebrovascular
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos
- Anemia falciforme
- Obesidade mórbida
- Síndrome de down
- Cirrose hepática
O cadastramento estará disponível para todo cidadão que apresentar alguma comorbidade apresentada acima. O início do cadastramento no site será às 9h desta sexta-feira, dia 30 de abril. O sistema da Secretaria de Saúde irá reconhecer, através do CPF do usuário, se ele é portador de alguma comorbidade no caso de haver registro de atendimentos no SUS. Não havendo esse reconhecimento, o usuário poderá se cadastrar, no entanto, deverá apresentar um laudo médico quando for vacinar após um agendamento que será anunciado. Importante esclarecer que os dados informados devem ser comprovados, pois o cidadão declara estar prestando informações verdadeiras.
O cadastramento pode ser feito pelo site vacina.saude.df.gov.br.Caso haja alguma dificuldade na hora de cadastrar os dados via internet, o cidadão poderá procurar a unidade básica de saúde mais próxima e, com sua equipe de saúde da família, através do agente comunitário de saúde, fazer o cadastro.
Confira o passo a passo para cadastrar via internet:
1º: acessar o site vacina.saude.df.gov.br
2º: escolher a opção “cadastro comorbidades”
3º: preencher os dados
4º: selecionar a comorbidade
5º: preencher informações adicionais sobre a comorbidade
6º: finalizar o cadastro e confirmar
O agendamento será realizado conforme o período do agendamento de cada comorbidade a ser anunciada no site da Secretaria de Saúde. Importante ressaltar que, ainda não há vagas abertas.
Confira a previsão do calendário vacinal para pessoas com comorbidades:
Importante: as datas apresentadas abaixo são uma previsão para a vacinação de acordo com a chegada de doses de vacinas no Distrito Federal. O cidadão com comorbidade deve agendar vacinação de acordo com as datas de agendamento e da doença relacionada com o período divulgado. Essas datas serão divulgadas no site da Secretaria de Saúde e nas redes sociais oficiais da SES.
EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA, ÉRIKA BRAGANÇA e MARCO