Destaque
- O Tesouro do Reino Unido e o Banco da Inglaterra lançaram uma força-tarefa conjunta para explorar uma potencial moeda digital do banco central.
- Acontece que vários bancos centrais correm para descobrir suas próprias estratégias para moedas digitais de banco central, ou CBDCs.
- A China está avançando, tendo realizado uma série de testes com seu yuan digital nas principais cidades.
A Grã-Bretanha é o último país a participar de uma corrida global em direção às moedas digitais do banco central.
“Estamos lançando uma nova força-tarefa entre o Tesouro e o Banco da Inglaterra para coordenar o trabalho exploratório em uma potencial moeda digital do banco central”, disse o ministro das Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak, em uma conferência da indústria de fintech na segunda-feira.
Em um comunicado separado , o Banco da Inglaterra disse que tal moeda seria uma “nova forma de dinheiro digital emitido pelo Banco da Inglaterra e para uso por famílias e empresas” que existe junto com dinheiro e depósitos bancários, em vez de substituí-los.
O governo do Reino Unido ainda não decidiu se vai introduzir uma versão digital da libra esterlina, mas disse que exploraria os “objetivos, casos de uso, oportunidades e riscos” envolvidos se prosseguir. O Banco da Inglaterra também criará uma unidade dentro da instituição dedicada a explorar uma moeda digital do banco central.
Acontece que vários bancos centrais correm para descobrir suas próprias estratégias para moedas digitais de banco central, ou CBDCs. O aumento do bitcoin e de outras criptomoedas deu um novo ímpeto a essas iniciativas, bem como a tendência mais ampla de redução do uso de dinheiro.
Bitcoin subiu para um recorde de $ 64.829 na semana passada, antes da estreia altamente antecipada da bolsa de criptomoeda Coinbase . Mas a moeda digital mais popular do mundo caiu drasticamente no fim de semana devido a temores em torno da regulamentação.
Um aumento no valor do token dogecoin inspirado no meme, entretanto, levou a preocupações de uma bolha potencial no mercado de criptomoedas. Na segunda-feira, o bitcoin estava sendo negociado por cerca de $ 56.740, um aumento de 3% nas últimas 24 horas.
Outro fator que impulsiona o trabalho dos bancos centrais em CBDCs são os projetos de stablecoin privados, como a Diem Association, apoiada pelo Facebook, e um token controverso conhecido como tether. Essas moedas tentam atrelar seu valor de mercado a alguma referência externa, como o dólar dos Estados Unidos, para evitar oscilações de preços voláteis que são comuns na maioria das criptomoedas.
A China parece estar cobrando à frente de outros países importantes em CBDCs. O Banco do Povo da China vem realizando uma série de testes com a moeda digital nas principais cidades e um alto funcionário disse no domingo que o banco central poderia testar o yuan digital com visitantes estrangeiros nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim.
Com informações da CNBC e transcrição de S&DS