- O acordo vem após vários meses de negociações entre o Google France e a francesa Alliance de la Presse d’Information Generale.
- O Google disse que negociaria licenças individuais com membros da aliança.
- O regulador da concorrência da França decidiu no ano passado que o Google deve pagar editoras e agências de notícias para reutilizar seu conteúdo.
LONDRES – O Google disse na quinta – feira que vai pagar as editoras francesas pelo conteúdo de notícias em um importante acordo de copyright digital.
O acordo vem após vários meses de negociações entre o Google France e os grupos de mídia, que são representados pelo lobby francês Alliance de la Presse d’Information Generale.
O Google disse que negociaria licenças individuais com membros da aliança que cobrem direitos relacionados e acesso aberto a um novo serviço móvel do Google chamado News Showcase.
Os jornais seriam remunerados com base em contribuições para informações políticas e gerais, volume diário de publicações e audiência mensal na Internet, disse o Google.
“Após longos meses de negociações, este acordo é um passo importante, que marca o reconhecimento efetivo do vizinho direito das editoras de imprensa e o início de sua remuneração por plataformas digitais pelo uso de suas publicações online,” Pierre Louette, CEO da Jornal Les Echos, disse em um comunicado quinta-feira.
Sébastien Missoffe, CEO do Google França, disse que o acordo “confirma o compromisso do Google de compensar os editores de forma adequada de acordo com a lei francesa e abre novas oportunidades para nossos editores parceiros”.
“Estamos felizes em contribuir para o desenvolvimento de editores de notícias na era digital, para apoiar ainda mais o jornalismo”, acrescentou.
O Google disse no ano passado que pagaria aos editores de notícias pela primeira vez, uma mudança de rumo da gigante da internet que durante anos se recusou a fazê-lo. A empresa concordou com uma série de negócios iniciais na Alemanha, Austrália e Brasil, e agora parece estar estendendo isso para a França.
A França foi o primeiro país a adotar novas leis de direitos autorais da UE, que tornaram as plataformas digitais responsáveis por infrações. O regulador da concorrência do país, a Autorite de la Concurrence, decidiu na primavera passada que o Google deve pagar editoras e agências de notícias para reutilizar seu conteúdo.
Separadamente, a autoridade antitruste da Austrália, a Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores, também introduziu novas regras para forçar empresas como Google e Facebook a pagar seus editores de notícias para distribuir seu conteúdo.