A Ford Motor está encerrando a produção de veículos no Brasil em razão de uma reestruturação de suas operações sul-americanas. As ações, incluindo o fechamento de três fábricas, devem resultar em US $ 4,1 bilhões em encargos antes dos impostos, disse a Ford na segunda-feira.
A montadora disse que registrará cerca de US $ 2,5 bilhões em encargos em dinheiro, principalmente em 2021, para reparação de funcionários, rescisão, liquidação e outros pagamentos. Além disso, ela postará cerca de US $ 1,6 bilhão em baixas não monetárias para contas a receber de impostos e depreciação e amortização aceleradas.
A Ford opera no Brasil há mais de um século, no entanto, a região e as operações têm estado instáveis nos últimos anos.
A Ford está avaliando e reestruturando ativamente suas operações globais, incluindo aquelas na América do Sul, enquanto tenta executar um plano de recuperação de US $ 11 bilhões. A Ford espera aumentar a lucratividade alcançando uma margem de EBIT ajustado de 8% e gerar um fluxo de caixa livre ajustado consistentemente forte.
A produção cessará imediatamente nas fábricas de Camaçari e Taubaté, no entanto, a produção de algumas peças continuará por alguns meses para sustentar os estoques de vendas de pós-venda, disse a Ford, ao site S&DS. Outra em Horizonte, continuará operando até o quarto trimestre. Espera-se que cerca de 5.000 funcionários sejam afetados.