O Metrô do Distrito Federal consome cerca de R$ 900 milhões por ano do erário público.
Atualmente o Metrô precisa de investimento de R$ 2,5 bilhões para troca dos carros, melhoria das linhas e de energização.
Esta semana, o Metrô apresentou diversos problemas, deixando a população desassistida, especialmente nos períodos chuvosos.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que a concessão é mais que necessária para promover uma política de mobilidade digna aos brasilienses.
“Não temos esse dinheiro, também não haverá no futuro esse dinheiro. O Governo Federal não tem esse dinheiro, não vai emprestar esse dinheiro para o Distrito Federal, então nós temos que conceder isso para o privado, de modo que nós tenhamos essa modernização. Isso não quer dizer que nós vamos deixar de pagar a complementação de tarifa, mas vamos ter um transporte de qualidade para a população”, afirmou.
Rodoviária do Plano Piloto
Para Ibaneis, a Rodoviária do Plano Piloto é outra situação negativa deixada por seus antecessores que precisa ser concedida.
“O privado tem que entrar, o privado tem que operar, transformando aquilo num grande centro de movimentação de pessoas. São 700 mil pessoas que ali transitam, e a parceria público privada abre caminho para isso”, explicou.