20 de Maio de 2020
Redação
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), preocupado com os profissionais de saúde, mandou assinar nesta quinta-feira (21), o contrato de prestação de serviço aos servidores da Secretaria de Saúde.
A contratação direta do hotel foi realizada por meio de Dispensa de Licitação, fundamentada na Lei nº 13.979/2020 e suas alterações, e o resultado da seleção foi publicado nesta segunda-feira (18/05), na Edição Extra B do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A holding Phenicia, empresa vencedora do certame, teve a documentação analisada pela equipe da Pasta e atendeu a todos os critérios estabelecidos no Projeto Básico. Ela engloba os hotéis Grand Bittar e América Bittar.
Serão disponibilizados apartamentos individuais (single), com café da manhã, almoço e jantar àqueles envolvidos no atendimento presencial dos pacientes suspeitos ou diagnosticados com a Covid-19, que residem com pessoas do grupo de risco e precisam ser afastados de suas residências temporariamente.
A Setur (Secretaria de Estado de Turismo) está atuando em conjunto com outras Pastas, para criar soluções e somar forças para superar o momento.
“O nosso governo está trabalhando para oferecer as melhores condições para os profissionais da saúde. Essa iniciativa vai permitir que as pessoas que estão na linha de frente possam ter o descanso merecido, e sem expor os familiares”, conclui a secretária de Estado de Turismo, Vanessa Mendonça.
“Essa parceria Entre a Setur e a Secretaria de Saúde trouxe a possibilidade de oferecer melhores condições de trabalho do ponto de vista emocional”, complementa o secretário adjunto de Assistência da Secretaria de Saúde, Ricardo Rodrigues Lage.
A seleção dos trabalhadores foi feita por meio de uma plataforma administrada pela Pasta e contemplará, na primeira etapa, os profissionais lotados no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).
Cuidados com a limpeza
Os cuidados com a limpeza serão constantes e o hotel irá adotar um protocolo para receber os hóspedes. Além de desinfetar todas as superfícies de contato frequentemente, especialmente maçanetas, corrimões, balcões e botões de elevadores, os quartos receberão um cuidado extra. Eles deverão ser higienizados utilizando as etapas de limpeza e desinfecção. A varredura e a espanação seca são contraindicadas em qualquer área, pois espalham poeira e micro-organismos no ambiente. Deve-se utilizar a varredura molhada, com panos e esfregões. Quanto à desinfecção, serão utilizados os mesmos produtos químicos usados para a desinfecção hospitalar.
*Com informações da Setur