21 de Janeiro de 2020
Atualizada em 23 Janeiro
O médico formado pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) em 2010, Humberto Fonseca, resolveu ficar como consultor no Senado Federal deixando sua formação médica.
Fizemos as contas com valores atualizados sobre o gasto público com a formação de Fonseca pela ESCS. Hoje, Fonseca teria que devolver aos cofres públicos (erário) o montante de R$ 360,871,38, isso mesmo!
A Escs foi criada em 2001, com vistas a reorientar a formação em ciências da saúde para atuação no SUS. Mas seus formandos estão mesmo atuando no SUS?
Se estão, por que faltam tantos médicos na saúde pública do Distrito Federal?
A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) realizou, na noite de quinta-feira (09/01), a solenidade de formatura da 14ª turma de medicina. Esses médicos irão atuar em qual UPA, Hospital ou Unidade Básica de Saúde do DF. O secretário de Saúde saberia nos dizer ou fazer uma previsão?
A população não estaria bancando a formação de alunos de medicina [Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs)], futuros médicos, com recursos públicos para esses atuarem em hospitais privados, em seus consultórios particulares ou mesmo fazer como Humberto Fonseca?
O site solicitou informações à secretaria de Saúde a respeito do quantitativo de ex-alunos de medicina e enfermagem formados pela ESCS que fazem parte do quadro de estatutários da SES-DF que estão atuando em suas unidades. Veja abaixo a resposta.
A Secretaria de Saúde
A Secretaria de Saúde não dispõe desse recorte.
Atenciosamente,