Uma das informações obrigatórias no registro das pesquisas junto à Justiça Eleitoral é quanto ela custou. Foto: Nexo

As pesquisas eleitorais costumam ser pagas por veículos de comunicação que têm interesse em divulgá-las. Campanhas mais robustas de recursos financeiros também encomendam pesquisas para consumo interno.

No caso das duas candidatas em questão, o preço está relacionado ao número de eleitores que visualizam determinados veículos de comunicação, variando de R$ 50 mil a R$ 70 mil reais. 

 

O site obteve informações que as candidatas a deputada federal se uniram para comprar e manipular pesquisas eleitorais em seus benefícios.

 

Eleitores indecisos podem ser estimulados por pesquisas a votarem em quem está em alta ou tem mais chance de ganhar, o dito comportamento conhecido por “efeito manada” professora de ciências políticas Raquel Rocha.

 

As pesquisas eleitorais para serem divulgadas devem ser registradas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral, com dados de quantas pessoas foram ouvidas, onde foram realizadas as entrevistas, quais perguntas foram feitas e quem pagou pelo serviço, entre outros pontos.

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A margem de confiabilidade e segurança é subjetiva, uma vez que, muitos institutos estão a serviços de partidos políticos e determinados veículos de comunicação. 

 

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