Seleção será feita em três fases com provas objetivas e dissertativas, de caráter eliminatório
O Ministério das Relações Exteriores publicou, no Diário Oficial da União desta quinta-feira (8), as regras para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata de 2017. A seleção oferece 30 vagas para o cargo de Terceiro-Secretário, vaga da classe inicial da Carreira de Diplomata.
O concurso ocorre em três etapas. A primeira terá prova objetiva de caráter eliminatório. As questões abrangerão conhecimentos de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, língua inglesa, política internacional, noções de economia, noções de direito e direito internacional público.
Os candidatos selecionados passarão para a segunda fase, que consiste de provas escritas de caráter eliminatório e classificatório. Nesse momento, serão avaliados conhecimentos relativos à língua portuguesa e língua inglesa. Serão estabelecidas notas mínimas para aprovação nessas provas.
A terceira fase consistirá de provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório. Novamente, serão testados conhecimentos relativos à história do Brasil, geografia, política internacional, noções de economia, noções de direito e direito internacional público.
Além disso, na terceira e última etapa da seleção, os candidatos terão de provar conhecimentos de língua espanhola e língua francesa. Também será estabelecida nota mínima para aprovação no conjunto das provas desta fase.