No lugar do visto, os brasileiros poderão solicitar uma Autorização Eletrônica de Viagem; autorização é válida por até cinco anos
Cidadãos brasileiros que tiveram visto canadense emitido nos últimos 10 anos, ou visto americano de não imigrante válido, poderão entrar em território canadense sem necessidade de nova autorização. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira (1º) e passa a valer a partir deste mês de maio.
No lugar do visto, os brasileiros poderão solicitar uma Autorização Eletrônica de Viagem (eTA). O processo de solicitação é simples, de baixo custo e leva apenas minutos para ser concluído.
A autorização é válida por até cinco anos e permite várias viagens por curtos períodos para fins de turismo, negócios, intercâmbio de até seis meses ou trânsito por aeroporto canadense. A maioria dos casos são aprovados em minutos.
“O Canadá valoriza imensamente a parceria com o Brasil. Facilitar as viagens fomenta um profundo entendimento e cria oportunidades de fortalecer nossos laços vitais entre pessoas, negócios e turismo”, destaca o Embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone.
Como solicitar
O website do Governo do Canada é o único válido para solicitar um eTA. O viajante necessita de um passaporte, um cartão de crédito ou débito e um endereço de e-mail. O pagamento consiste em uma taxa de emissão de 7 dólares canadenses (cerca de R$ 16).
A autorização consiste em um formulário eletrônico com detalhes da viagem. O documento é aprovado em minutos e é pago apenas uma vez, podendo ser utilizado por até cinco anos ou até que o passaporte expire.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Embaixada do Canadá no Brasil