Criar um blog e se tornar um blogueiro de sucesso requer muito trabalho, principalmente para nós que queremos nos fazer entender.
José Saramago, já alertava. “Há quem fale do prazer da escrita. Confesso que não tenho nenhum prazer. Para mim escrever é trabalho”.
Então vamos ensinar como avaliar o índice de dificuldade do que você tem escrito. Será que você se faz entender?
Como funciona o teste de legibilidade do seu texto.
Receita adaptada por Alberto Dines, jornalista do então Jornal do Brasil.
Índice de dificuldade do escritor 
  1. Conte as palavras do parágrafo.(seu editor de texto já possui esse recurso. Se você usa o BrOffice vá em Barra de Menu – Ferramentas – Contagem de palavras).  
  2. Conte as frases.
  3. Divida o número de palavras pelo número de frase.
  4. Some a média da palavra/frase do seu texto com o número de polissílabos. ( não sabe o que é polissílabos? Procure saber.)
  5. Multiplique o resultado por 0,4 (que é a média de letras da palavra na frase de língua portuguesa) ou seja – o teste também é usado em outras línguas.
  6. O produto da multiplicação é o índice de legibilidade.
Resultados possíveis:

  • 1 a 7: você está produzindo história em quadrinhos.
  • 8 a 10: excepcional. Você em breve será contratado pela Google.
  • 11 a 15: ótimo.
  • 16 a 19: escreve com pequena dificuldade.
  • 20 a 30: escreve muito difícil de entender.
  • 31 a 40: escreve linguagem técnica demais.
  • acima de 41: diminua o tamanho das frases. Corte as proparoxítonas. 

Testemos: escolhi esta matéria jornalística

“Em uma eleição protocolar, como manda a praxe do Supremo, o ministro Joaquim Barbosa foi eleito presidente da Corte. Lá o que vale é o critério da antiguidade.
Joaquim Barbosa ficou conhecido pelo temperamento forte e se envolveu em várias discussões com outros ministros do STF. Talvez por isso, o próximo presidente do Supremo iniciou a entrevista exclusiva falando em paz.
“Muita paz aqui no tribunal, muito embora eu saiba que paz aqui, com todos os problemas que a sociedade brasileira nos apresenta, é uma metáfora”, disse.
Joaquim Barbosa, 58 anos, é o primeiro negro a ser eleito presidente do Supremo Tribunal Federal. A eleição seguiu a tradição da corte: todos votaram nele. E ele votou em Lewandowski, o próximo vice-presidente.
O mais antigo ministro do Supremo, Celso de Mello, fez a saudação em nome dos colegas. “Tenho certeza de que saberá agir com sabedoria, com prudência, com segurança enfrentar e superar os obstáculos que são tão comuns ao exercício da presidência da Suprema Corte do Brasil”, disse.
O filho de um pedreiro e de uma dona de casa, que nasceu em Paracatu, interior de Minas Gerais, chega ao mais alto posto da Corte de Justiça do país nove anos depois de ter sido indicado para o STF pelo ex-presidente Lula.
Durante os julgamentos, costuma ficar em pé e trocar de cadeiras para aliviar as dores nas costas e nos quadris, provocadas por uma inflamação na base da coluna”.
Fonte Jornal Bom Dia Brasil
Conclusão:

  • Palavras do parágrafo: 499
  • Número de frases: 12
  • Média da palavra-frase (499 dividido por 12): 41,5
  • 41,5 + 73 (polissílabos) = 114,5
  • 114,5 . 0,4 = 45,8
  • Resultado: excesso (presidente 05 vezes, supremo 04 vezes…)

Corte as gorduras de sua dieta e de seus textos.